Entenda por que respirar pela boca pode ser tão prejudicial

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/08/2015 às 15:20
criança dormindo-destaque FOTO:

Respirar pela boca pode levar a criança a manter a postura da boca aberta e desencadear diversos prejuízos para a saúde (Foto: Free Images) Respirar pela boca pode levar a criança a manter a postura da boca aberta e desencadear diversos prejuízos para a saúde (Foto: Free Images)

Você respira pela boca? Se a resposta for positiva, é bom procurar um fonoaudiólogo, que pode fazer uma avaliação e indicar o tratamento mais adequado para o problema. Esse alerta ganha destaque nesta sexta-feira (14), quando nossa atenção se volta para o Dia do Respirador Oral. A data é marcada pela campanha Como você respira?, que tem como objetivo promover a conscientização da população com ações voltadas à promoção e educação para a saúde com foco na respiração.

O Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região, com sede no Recife, realizará atividades nos cinco Estados que estão sob sua competência: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. É uma oportunidade de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no adequado encaminhamento de problemas relacionados às alterações da respiração.

Segundo especialistas, respirar pelo nariz é importante para o crescimento e o desenvolvimento harmônico da face, bem como para a saúde como um tudp. Normalmente, a respiração pela boca (oral) aparece por causa de processos que atrapalham a passagem do ar pelo nariz, como hipertrofia de adenoide, amídalas e cornetos nasais, entre outros. Esses problemas podem levar a criança ou adulto a manter a postura da boca aberta e desencadear diversos prejuízos para o individuo.

Confira o que a respiração oral pode provocar

- Alteração no sono

- Aspecto cansado

- Face alongada com assimetrias e narinas estreitas

- Bochecha caída

- Alteração na posição dos dentes

- Olhos caídos

- Olheiras

- Boca entreaberta com lábios ressecados e flácidos

- Alterações na mastigação, deglutição e fala

- Alterações posturais