Entidade orienta sobre prevenção de problemas com álcool entre jovens

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/08/2015 às 11:11
uísque_destaque FOTO:

Entidade orienta que pais não permitam que seus filhos criem o hábito de beber em casa (Foto: Free Images) Entidade orienta que pais não permitam que seus filhos criem o hábito de beber em casa (Foto: Free Images)

Ao pensar na representatividade de um pai na vida do filho, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) compartilha uma série de orientações sobre as formas com que os pais podem auxiliar na proteção da saúde de seus filhos, não só na infância e adolescência, mas também pensando no futuro.

De acordo com o Cisa, a comunicação entre pais e filhos específica sobre o álcool (ou a proibição explícita e coercitiva ao uso da substância), quando não acompanhadas de comportamentos protetores, não demonstram ser estratégias efetivas.

Entre os fatores de proteção, estão o envolvimento afetivo, a adoção de limite e disciplina, a boa comunicação e o monitoramento de hábitos dos filhos. Por outro lado, os fatores de risco incluem falta de autoridade, hábito de beber pesado na família e maus exemplos.

Dessa maneira, o Cisa incentiva fortemente a construção de vínculos familiares saudáveis, com o objetivo de proteger crianças e adolescentes do uso precoce de álcool, assim como do beber intenso, frequente e problemático quando adultos ou em situações mais vulneráveis.

Nem sempre essa é uma tarefa simples. Pode ser necessária a procura de ajuda de profissionais da área de saúde mental para auxiliar na comunicação. Da mesma forma, os pais podem procurar profissionais da área para o trabalho individual com os adolescentes, envolvendo técnicas em habilidades sociais e de recusa ao beber, desenvolvimento de limites, resolução de problemas e resiliência.

Orientações aos pais ou responsáveis por crianças e adolescentes:

- Evitar o consumo pesado de álcool

- Não permitir que seus filhos criem o hábito de beber em casa

- Conhecer as atividades e o ciclo de amizades dos filhos

- Estabelecer relação afetuosa e de confiança com os filhos

- Ter cuidado para que os filhos se sintam confortáveis em conversar sobre qualquer assunto e, dessa forma, sintam-se aceitos e amparados

- Imposição de disciplina, com estabelecimento de regras claras e consequências para quando são quebradas, com cumprimento do que for estabelecido (muito relevante para a proibição do beber antes dos 18 anos)

- Procurar realizar atividades com os filhos, em lazer ou no dia a dia, como as refeições

Saiba mais

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso nocivo de álcool é definido como aquele que causa algum prejuízo, social ou de saúde para o indivíduo que bebe ou a terceiros. Sabe-se que qualquer quantidade de álcool fica contraindicada para crianças e adolescentes, já que o sistema nervoso central ainda está em desenvolvimento e, portanto, mais suscetível ao comprometimento de importantes funções cerebrais.

No Brasil, a lei proíbe a oferta de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. No entanto, há uma preocupação de como os jovens maiores de idade podem usufruir desse direito sem prejudicar sua saúde e provocar danos a terceiros, como dirigir ou oferecer carona embriagado.