Não dê brecha para o colesterol alto, considerado um risco para a saúde do coração

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/08/2015 às 8:30
peixe_Destaque FOTO:

Consumo regular de peixe ajuda a manter níveis adequados de colesterol (Foto: Felipe Ribeiro/Acervo JC Imagem) Consumo regular de peixe ajuda a manter níveis adequados de colesterol (Foto: Felipe Ribeiro/Acervo JC Imagem)

Neste Dia Nacional de Combate ao Colesterol (8/8), vale a pena alertarmos sobre a importância de manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos, a fim de controlar os índices desse tipo de gordura no sangue. “Apesar da má fama, o colesterol é essencial para algumas funções do organismo, como a regeneração de tecidos e ossos, além da produção de hormônios sexuais e da vitamina D”, diz a nutricionista da Interne Soluções em Saúde, Anna Torres.

Mas é preciso ficarmos atentos para manter os níveis de colesterol no sangue dentro da normalidade. Por isso, Anna adverte que o excesso no consumo de carnes vermelhas, ricas em gorduras, laticínios integrais, além de queijos amarelos, também ricos em gorduras, influi diretamente na elevação dos índices de LDL, o colesterol ruim, que se fixa nas paredes das artérias.

“A ingestão de alimentos como pescados, ricos em ômega-3, é uma boa pedida para controlar os níveis de LDL, já que esses alimentos contribuem para elevação do colesterol bom (HDL), que leva o colesterol ruim para o fígado para ser metabolizado”, explica Anna.

Apesar de estar diretamente relacionada à manutenção dos bons níveis de colesterol, a alimentação deve se atrelar à prática regular de exercícios físicos, em especial os aeróbicos. “O ideal é que a pessoa pratique entre três a quatro vezes por semana algum tipo de atividade, seja ela aeróbica ou anaeróbica, pelo menos meia hora por dia, sempre com acompanhamento de profissional de educação física e cardiologista”, afirma a personal trainer Roberta Brainer, também da Interne.

Segundo ela, o exercício físico pode ajudar a diminuir o colesterol total e os triglicérides, além de favorecer o aumento do colesterol bom, o HDL. "Corrida, pedalada, dança e natação, entre outros, contribuem para aumentar o HDL. Musculação e exercícios de resistência são mais eficazes para reduzir o LDL”, finaliza Brainer.