Pais devem redobrar a atenção com risco de doenças nas crianças durante o inverno

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/08/2015 às 18:07
crianca-doenca-235 FOTO:

Imagem de criança com nebulizador (Foto: Clemilson Campos / Acervo JC Imagem) Doenças alérgicas, gripes e complicações respiratórias são muito comuns no inverno e podem atrapalhar a rotina da criança (Foto: Clemilson Campos / Acervo JC Imagem)

Com a chegada do inverno e a mudança do clima, os pais devem ficar atentos à saúde dos pequenos. Doenças alérgicas e gripes são muito comuns nessa época e podem atrapalhar a rotina da criança. Falta de apetite e alterações respiratórias são alguns dos sintomas que acendem o botão de alerta e devem ser cuidadosamente monitorados.

“Nos primeiros dias de sintomas, os pais devem observar. A criança que já é alérgica geralmente tem prescrição do médico. Se por acaso não melhorar, controlando com analgésico, ou apresentar algum sinal de gravidade, o ideal é levar para a urgência ou para o pediatra que acompanha a criança”, explica a pediatra Marina Azevedo, coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Memorial São José, no Recife.

Indisposição, cansaço e falta de apetite são sinais que devem ser acompanhados pelos pais. A febre, no entanto, não é sinal de gravidade no primeiro momento. “A febre é um sintoma normal de qualquer doença infecciosa. O fato de ela ser mais alta ou menor não é sinal de gravidade”, ressalta a especialista. O preocupante, alerta a pediatra, é se a criança só apresentar o quadro febril e nenhum outro sintoma por mais de três dias. “Se ela está, além da gripe, tossindo muito e com coriza, por exemplo, faz parte do quadro da gripe”, explica Marina Azevedo.

Outro alerta: nada de automedicação. “O ideal é conversar com pediatra. Normalmente os pais já têm em casa o remédio de febre. Se não resolver, deve entrar em contato com o médico e evitar outros medicamentos específicos sem falar com o especialista”, defende a pediatra. Nesse período, o ideal é evitar expor a criança em locais fechados ou conglomerados. Para os pequenos alérgicos, ambientes com mofo e poeira são extremamente prejudiciais.

LEPTOSPIROSE

Com as chuvas alagando ruas e avenidas, muitas vezes terminamos expostos ao acúmulo de água ao transitar pelas vias públicas. As crianças, ao brincar ou passar por esses locais, estão suscetíveis não só às doenças mais comuns em tempos chuvosos, mas também a leptospirose, uma doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de ratos e outros animais. “Nessa época de chuva, a gente tem que lembrar também do perigo da leptospirose. Ter sempre cuidado com aquelas poças de água na rua que a criança pisa descalça, para evitar o contato da doença”, alerta a pediatra Marina Azevedo.

Os principais sintomas são dores muito fortes na panturrilha, febre e moleza no corpo. O tratamento é feito com medicamentos e outras medidas de suporte. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves podem levar à internação.

ATIVIDADES

É comum que no inverno os pais prefiram que as crianças interrompam algumas atividades físicas, principalmente as aquáticas, a exemplo da natação. Mas é justamente esses exercícios que, por exigirem muito da condição cardiorrespiratória do bebê e da criança, trabalham melhor a musculatura respiratória, diminuindo a incidência de doenças e fortalecendo o sistema imunológico. Por isso, a dica é observar os sintomas, prevenir algumas doenças através dos pequenos cuidados no dia a dia e estimular a prática das atividades físicas.