Histórias de quem venceu o câncer fortalecem campanha do Instituto de Oncologia do Imip

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/08/2015 às 15:37
campanha imip-destaque FOTO:

Peça publicitária da campanha em backbus Peça publicitária da campanha em backbus (Imagem: Divulgação)

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) pretende ampliar sua assistência em prol da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Na manhã desta terça-feira (4), foi apresentada a campanha para viabilizar a construção do seu Instituto de Oncologia - Governador Eduardo Campos, que será construído no bairro dos Coelhos, área central da cidade. Desenvolvida pela agência Ampla Comunicação, a campanha para arrecadação de doações sustenta-se nas histórias de superação de três ex-pacientes da instituição (Adélia, Carlos e Helena), que falam sobre o momento em que receberam o diagnóstico do câncer e como a vida deles mudou por causa da doença. Além disso, eles contam o que aprenderam ao lidar com o câncer e como ultrapassaram essa barreira.

Leia também:

>> Meta do Instituto de Oncologia do Imip é acolher 9 mil pacientes por ano

O projeto conta com uma estrutura de 12 andares em 16.993 metros quadrados de área física, distribuídas em ambulatório, prevenção, diagnóstico, urgência, tratamento, internamento, bloco cirúrgico, unidade de terapia intensiva (UTI), reabilitação e cuidados paliativos. O orçamento previsto é de R$ 22 milhões, valor que o Imip pretende arrecadar integralmente a partir de doações. Serão 24 leitos de urgência; 127 leitos de internação; 20 leitos de UTI; 6 salas cirúrgicas; 32 consultórios; 6 salas de quimioterapia; 12 equipamentos de apoio ao diagnóstico (ressonância, tomografia, mamografia e ultrassom) e 220 vagas de estacionamento.

Na última década, mesmo com o aumento de investimento do SUS na área de oncologia, a mortalidade no País não foi reduzida. Só em Pernambuco, a perda de pacientes cresceu 58%. O aumento no número de procedimentos, segundo o presidente do Imip, Gilliatt Falbo, auxiliará a reduzir essa estatística. “É uma situação que o Imip pretende mudar. Todos os esforços estão sendo feitos para oferecer um espaço moderno, colaborativo e capaz de atender mais pacientes, podendo realizar diagnósticos mais precoces, reduzindo a mortalidade e contribuindo para muitas outras histórias de superação”, ressalta Gilliatt Falbo.

As doações particulares e de empresas serão recebidas através da conta 13005600-3, da agência 3757, do Banco Santander, favorecido à Fundação Alice Figueira de Apoio ao Imip-FAF. Através da campanha, o Imip também está em busca de parceiros que ajudem a manter os serviços por meio de contribuições mensais.

Em números, o Instituto de Oncologia do Imip - Governador Eduardo Campos oferecerá à população anualmente:

- 2.640 atendimentos de radioterapia

- 100 transplantes de medula óssea

- 9 mil novos pacientes atendidos

- 36 mil quimioterapias

- 40 mil consultas

- 8.640 cirurgias