Exercício aeróbio reduz inflamação e sintomas de asma, diz estudo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/08/2015 às 16:17
exercício_destaque FOTO:

Exercício aeróbio reduz a inflamação brônquica (Foto: Free Images) Exercício aeróbio reduz a inflamação brônquica (Foto: Free Images)

Da Agência USP de Notícias

Estudo realizado no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) relaciona o exercício físico aeróbio à redução dos sintomas da asma. Participaram da pesquisa 58 pacientes entre 30 e 50 anos com asma moderada a grave. O levantamento comprovou que o exercício aeróbio reduz a inflamação brônquica e gravidade dos sintomas, com melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Pacientes com asma têm a hiperresponsividade brônquica (HB) como uma importante característica. Essa condição faz com que fatores considerados gatilhos (ou alérgenos), que não ocasionam nenhuma reação em uma pessoa sem asma (como mudança de temperatura, poluição, ácaro, fumaça de cigarro, pelos de animais e mofo), causem irritação em pacientes com asma, ocasionando o fechamento de suas vias aéreas.

A HB foi utilizada como comparação nos pacientes antes e depois dos exercícios físicos. Além disso, os níveis de proteínas inflamatórias (as citocinas)  e de IgE (um anticorpo produzido pelo organismo de pessoas alérgicas), presentes nos pacientes com asma, também foram analisados.

Comparações

Segundo o professor Celso Carvalho, coordenador do estudo, os participantes foram divididos em dois grupos. Enquanto um primeiro grupo realizou exercícios placebo respiratórios (que, de acordo com os pesquisadores, não apresentam resultados positivos), um segundo realizou 35 minutos de exercícios aeróbios em esteira, duas vezes por semana, durante três meses, entre os anos de 2013 e 2014.

Os resultados surpreenderam. No grupo de exercício aeróbico, a hiperresponsividade reduziu em uma dupla dose, o que significa que os pacientes eram capazes de tolerar  duas vezes os gatilhos que desencadeiam sintomas. O grupo que realizou exercício placebo não apresentou benefício algum. Os níveis de proteínas inflamatórias (citocinas) presentes na asma e de IgE.

Os níveis das citocinas inflamatórias também caíram significativamente no grupo de exercício aeróbio, diminuindo a inflamação, e o número de dias livres de sintomas da amas aumentou. Em decorrência dessas mudanças, a qualidade de vida dos pacientes melhorou significativamente em 70% do grupo que fez exercício aeróbio. Os efeitos foram mais acentuados em pessoas com níveis mais elevados de inflamação sistêmica.

O estudo foi realizado em parceria com as unidades de fisioterapia, pneumologia, alergia e clínica geral do HC da FMUSP.