Mamaço no Parque da Jaqueira marca início da Semana Mundial de Aleitamento no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/07/2015 às 14:58
amamentação_destaque FOTO:

Preconiza-se que o aleitamento materno seja o alimento exclusivo do bebê até os 6 meses (Foto: Free Images) Preconiza-se que o aleitamento materno seja o alimento exclusivo do bebê até os 6 meses (Foto: Free Images)

Neste sábado (1º/8), a partir das 15h, no Parque da Jaqueira, Zona Sul do Recife, acontece a Hora do Mamaço - uma atividade em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada do sábado até o dia 7, com o tema Amamentação e trabalho – Para dar certo, o compromisso é de todos. Antes do mamaço, terá uma roda de conversa sobre amamentação, com a médica obstetra e ginecologista Berta Maria Brunetta, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE) e do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam).

Durante o evento, haverá também uma oficina de shantala ministrada pela fisioterapeuta Renata Nascimento, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). As mulheres ainda podem participar do sorteio de slings (rede para carregar o bebê). Na oportunidade, também será feita a coleta de frascos para doação de leite materno. Quem for ao Parque da Jaqueira poderá ainda participar de uma roda de conversa sobre ordenha e armazenamento do leite materno com a médica Rozely Fontoura.

Para a chefe da Atenção à Saúde do Distrito Sanitário III, Flavya Macedo, a ação tem como proposta a conscientização da amamentação como hábito saudável para a mulher e o bebê. “A amamentação feita por, no mínimo, seis meses favorece a saúde dos recém-nascidos e evita o câncer de mama nas mulheres, entre outros benefícios”, afirmou Flavya.