Hospital das Clínicas realiza mutirão de visão gratuito para pessoas com diabetes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/07/2015 às 11:07
HCUFPE-DESTAQUE FOTO:

Ação no Hospital das Clínicas da UFPE oferece exames gratuitos a pacientes que podem ter lesão na retina causada pela diabetes (Foto: Free Images) Ação no Hospital das Clínicas da UFPE oferece exames gratuitos a pacientes que podem ter lesão na retina causada pela diabetes (Foto: Free Images)

Neste sábado (1°8), acontece um mutirão de visão gratuito para pessoas com diabetes no Recife. O evento será realizado na área do estacionamento da Clínica de Dermatologia, na parte externa do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O cadastro de pacientes será feito das 8h às 14h.

O objetivo é diagnosticar, entre esses pacientes, aqueles acometidos pela retinopatia diabética, lesão nos vasos sanguíneos do fundo dos olhos causada pela elevação do açúcar no sangue, que pode desenvolver, quando não tratada, o edema macular diabético, principal causa de cegueira em pacientes em idade produtiva.

Pesquisas já apontam que, depois de 20 anos com diabetes, 90% dos pacientes com o tipo 1 da doença e 60% com o tipo 2 desenvolvem a retinopatia. Pessoas com glaucoma, doença causada pelo aumento da pressão dentro dos olhos, também serão atendidas no mutirão.

A ação será promovida pelo Departamento de Oftalmologia HC, com apoio da farmacêutica Novartis. Quem for ao local receberá atendimento gratuito para realizar exames oftalmológicos e de glicemia, que incluem acuidade visual, medida da pressão ocular, exame de fundo de olho, teste de glicemia e medida da pressão arterial, além de tirar dúvidas sobre a importância do monitoramento da glicose para a saúde da visão.

A retinopatia diabética acomete principalmente pacientes com diabetes mal controlada e já está entre as principais causas de cegueira no País. “Muitas pessoas com diabetes não têm ideia de que a doença pode acometer os olhos. Por isso, ações como essa são fundamentais para dar assistência e informação a eles”, explica o oftalmologista Rodrigo Lira, organizador do evento.

Além de controlar os níveis de glicose no sangue, o paciente com retinopatia tem à disposição tratamentos que possibilitam, em muitos dos casos, a recuperação da visão perdida. Importante destacar que, por causa da necessidade de dilatação da pupila, o que deixa a visão embaçada temporariamente (por algumas horas), sugere-se a presença de acompanhante para que o exame seja realizado.

O mutirão será realizado na área do estacionamento da divisão de dermatologia, na parte externa do HC. O cadastro de pacientes será feito das 8h às 14h.

Serviço:

Evento: Mutirão de Diabetes e Glaucoma

Data: 1º/8/15 (sábado)

Local:  Avenida Professor Moraes Rego, s/nº - Cidade Universitária - Recife/PE

Horário: 8h às 15h30 (cadastro até ás 14h)

Telefones: 81 9.9941-2681 (Não é necessário o agendamento)

Exames gratuitos: Teste de acuidade visual, medida da pressão ocular, exame de fundo de olho, teste de glicemia e medida da pressão arterial

Saiba mais: www.doencasdaretina.novartis.com.br