Checklist: Organize-se para não esquecer o que colocar na bolsa de passeio do bebê

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/07/2015 às 23:30
bolsa_bebê-destaque FOTO:

BabyBaby-Publipost

Nos primeiros meses do meu bebê, arrumar a bolsa com os itens necessários para o passeio era sempre um desafio e tanto, pois o medo de me esquecer algo essencial era imenso. A verdade é que, com o passar do tempo, a gente ganha experiência e começa a organizar todos os itens na bolsa de passeio do bebê num piscar de olhos. A questão é que, até ficarmos craque, é comum deixar escapar algum acessório ou peça de roupa.

Meu primeiro deslize foi esquecer as mamadeiras - e foi um sufoco e tanto. Até tentei oferecer o leite num copinho, mas ele começou a chorar porque só queria a mamadeira. Meu marido precisou voltar em casa para pegá-la. Desde então, passei a fazer um checklist com tudo o que, para mim e o bebê, não pode faltar durante um passeio.

É importante ter uma lista e observá-la antes de montar a bolsa de passeio do bebê (Foto: Divulgação) É importante ter uma lista e observá-la antes de montar a bolsa de passeio do bebê (Foto: Divulgação)

Hoje em dia (João Antonio está com 1 ano e 3 meses), em linhas gerais, incluo na lista:

- Duas mamadeiras (sim, aprendi com o erro e nunca mais esqueci)

- Uma porção do leite que ele toma

- Um recipiente com água mineral

- Um copinho de transição (aqueles com tampas adaptadas)

- Três a quatro fraldas

- Pomada antiassadura

- Pacote com lenços umedecidos (uso sempre uma marca dermatologicamente testada - em casa, uso algodão embebido em água morna para remover os resíduos de urina e fezes)

- Um lençol para forrar o trocador público

- Uma troca de roupa (camisa, bermuda e body)

- 2 fraldinhas de pano (meu filho gosta de cochilar agarrado a uma fraldinha)

- Lanches de acordo com a hora do passeio (coloco o suco da fruta numa garrafa térmica, biscoitos e frutas)

É bom frisar que os itens da bolsa do bebê sempre variam de acordo com a idade, local onde mora (cidades de clima frio exigem mantas e agasalhos, por exemplo), tipo de alimentação e hábitos dos pais e da criança.

Se o passeio inclui praia, é importante colocarmos na bolsa toalhas de banho, filtro solar (em geral, indica-se a partir dos 6 meses, mas nunca use sem consultar o pediatra previamente), as camisas com proteção ultravioleta e também a fralda descartável à prova d'água que permite que o bebê vá à praia ou entre na piscina sem se preocupar com vazamentos.

Caso o pequeno faz uso de alguma medicação, é importante se lembrar de colocá-la na bolsa. Ah, e eu nunca me esqueço de levar os brinquedos favoritos.