Amamentação na volta ao trabalho é tema da Semana Mundial de Aleitamento

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/07/2015 às 12:02
amamentação_destaque FOTO:

O leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos (Foto: Michele Souza/Acervo JC Imagem) O leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos (Foto: Michele Souza/Acervo JC Imagem)

Neste sábado (1º/8), começa a ser celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Em 2015, a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) definiu como tema gerador das discussões Amamentação e trabalho - Para dar certo, o compromisso é de todos. O assunto ficará em pauta até o dia 7 de agosto.

Leia também:

>> Salas de apoio nas empresas ajudam a conciliar amamentação e trabalho

>> Especialistas orientam sobre o direito à amamentação em ambiente de trabalho

>> Como eu aprendi a tirar, armazenar, congelar e usar o leite materno

A SMAM faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. A ação ocorre em 120 países e tem como um dos objetivos conectar os esforços multidimensionais de todos os setores que permitam às mulheres trabalhar e amamentar em todos os lugares.

O leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos, pois contém componentes e mecanismos capazes de protegê-las de várias doenças. “Entre os benefícios, podemos apontar o fortalecimento da imunidade e, sem dúvida, o contato mais próximo com a mãe”, diz a ginecologista e obstetra Adriana Maciel, da rede Hapvida Saúde.

O Ministério da Saúde orienta que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A amamentação é também reconhecida pelo MS como o primeiro direito da criança após o nascimento, que a recomenda até os dois anos de vida.

“Trata-se do melhor alimento para o intestino do bebê, diminui os riscos de alergia, evita cólicas, combate à anemia, ajuda no desenvolvimento cognitivo, desenvolve a arcada dentária e ainda ajuda no crescimento de prematuros”, completa Adriana.