Salas de apoio nas empresas ajudam a conciliar amamentação e trabalho

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/07/2015 às 14:48
amamentação_destaque FOTO:

Sala de apoio à amamentação serve para as mulheres que ainda desejam manter a amamentação do filho (Foto: Divulgação) Sala de apoio à amamentação serve para as mulheres que ainda desejam manter a amamentação do filho (Foto: Divulgação)

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), comemorada entre os dias 1º e 7 de agosto, cujo tema deste ano é Amamentação e trabalho – Para dar certo o compromisso é de todos, chama atenção para os direitos das mulheres, entre eles o de amamentar. O Ministério da Saúde, em 2010, regulamentou a implementação das salas de apoio à amamentação nas empresas.

Leia também: 

>> Como eu aprendi a tirar, armazenar, congelar e usar o leite materno

>> Especialistas orientam sobre o direito à amamentação em ambiente de trabalho

"A sala de apoio à amamentação servirá justamente para as mulheres que ainda desejam manter a amamentação do seu filho, mesmo depois de voltar ao trabalho. Deverá ser um local agradável, onde exista minimamente uma pia para lavar as mãos, freezer para armazenar leite em vidros previamente esterilizados e uma poltrona. Durante o dia de trabalho, ela coleta e armazena o seu leite e, ao final do expediente, poderá levá-lo para casa no recipiente adequado", explica a coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente do Recife, Alessandra Fam.

No Recife, a programação acontecerá em várias unidades de saúde, em todos os distritos sanitários, e contará com palestras educativas, rodas de diálogo, oficinas, mamaço e ações de promoção ao aleitamento.

Na segunda-feira (3), a abertura do evento será realizada na sede da Secretaria Estadual de Saúde, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife, com profissionais da área que discutirão o tema. Na terça (4), quarta (5) e quinta-feira (6), pacientes da Maternidade Bandeira Filho, localizada em Afogados, também na Zona Oeste da cidade, assistirão a um vídeo sobre aleitamento materno.

"A amamentação exclusiva é recomendada durante os seis primeiros meses de vida do bebê, mas a amamentação deve ser continuada durante os dois primeiros anos de vida, de forma complementada com alimentação saudável", afirmou Alessandra.

Atualmente o município do Recife conta com 10 salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta. Estão em duas maternidades municipais (Maternidade Arnaldo Marques e Bandeira Filho), em cinco de alto risco (Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas, Imip e Cisam), em dois consultórios de aleitamento privados (UNIAME e AMA) e na sede da Chesf.