Separados há mais de 25 anos, gêmeos se reencontram na Maratona do Rio

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/07/2015 às 6:00
Nyso e Marcello-destaque FOTO:

Nyso e Marcello participam, pela primeira vez juntos, da Maratona do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação) Nyso e Marcello participam, pela primeira vez juntos, da Maratona do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Separados há mais de 25 anos, os irmãos gêmeos Nyso Fernandes de Oliveira Netto e Marcello Fernandes de Oliveira se reencontram e agora se unem pelo ideal de uma corrida. Eles participam, pela primeira vez juntos, neste domingo (26/7), da Maratona do Rio de Janeiro, com percursos de 42 km, 21 km e 6 km.

Entre os mais de 20 mil atletas que devem participar da prova, os irmãos já têm o que comemorar. Sem contato por mais de 25 anos, após separação dos pais (Marcello ficou com a mãe no Recife, e Nyso partiu com o pai para Brasília), quis o destino que, em 2012, em uma viagem de Nyso para o Recife, a semelhança dele com Marcello o fizesse ser confundido com o irmão. Para Nyso chegar à família, foi um passo.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. Entre muitas pontes aéreas, os irmãos se uniram em um hobby em comum: a corrida. A prática começou com Nyso, cujos resultados, após perder mais de 30 quilos, motivou Marcello. A partir daí, a troca de experiências e as inscrições para as mesmas corridas fluíram.

Apesar de terem a mesma idade, Nyso se preocupa com o preparo do irmão, sempre dando o apoio necessário para que ele siga todas as recomendações para uma prática saudável e segura do esporte. Ele, que já participou de três maratonas, faz questão de estar ao lado de Marcello na primeira, no Rio de Janeiro.

Maratona do Rio de Janeiro tem percursos de 42 km, 21 km e 6 km (Foto: Divulgação) Maratona do Rio de Janeiro tem percursos de 42 km, 21 km e 6 km (Foto: Divulgação)

A convite da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), os irmãos aceitaram ter seus batimentos cardíacos monitorados durante a corrida deste domingo (26/7). Durante o evento, a Sobrac compara as funções cardíacas durante a prova e estabelece possíveis parâmetros funcionais que possam antever cuidados necessários em provas de alto desempenho como a maratona.

Quem dá o suporte a Nyso e Marcello é o diretor científico da Sobrac, Eduardo Benchimol Saad, que acompanha e explica o monitoramento cardíaco dos atletas, bem como dá instruções nas coordenadas e feedbacks necessários ao longo do percurso.

O intuito da Sobrac é mostrar a importância da prevenção, do acompanhamento médico-cardiológico e do bom condicionamento físico, tão necessários para esportistas amadores e profissionais.

Saiba mais

Em abril deste ano, na etapa do circuito de corridas Golden Four Asics (corridas de 21 km/meia maratona), também no Rio de Janeiro, um caso de parada cardiorrespiratória aconteceu com um corredor, que teve a sorte de ser socorrido a tempo. Apesar de saudável, o corredor foi submetido a um CDI (cardioversor implantável) para que, em nova ocorrência de mal súbito, o aparelho promova o restabelecimento das batidas do coração.