Programa Mãe Coruja Recife é tema de desafio na Campus Party

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/07/2015 às 12:16
mãecoruja_destaque FOTO:

Mãe Coruja Recife é um dos temas que inspiram os participantes do concurso Hacker Cidadão. Vence a equipe que apresentar uma solução que ajude a mulher a ter uma melhor gerência do pré-natal (Tato Rocha/JC Imagem) Mãe Coruja Recife inspira participantes do Hacker Cidadão. Vence a equipe que apresentar uma solução que ajude a mulher a ter uma melhor gerência do pré-natal (Tato Rocha/JC Imagem)

O Programa Mãe Coruja Recife, que tem como objetivo principal ajudar a reduzir a mortalidade infantil, é um dos temas que inspiram os participantes do concurso Hacker Cidadão, realizado na Campus Party Recife, que vai até o domingo (26/7), no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante o evento, profissionais do Mãe Coruja divulgam as ações do programa no estande da Prefeitura do Recife montado no local.

Leia também:

>> Após contribuir com redução da mortalidade infantil, Mãe Coruja investe na 1ª infância

>> Cobertura da Campus Party Recife 2015 no JC Online

>> Cobertura da Campus Party Recife no MundoBit

No site do concurso, estão disponibilizadas histórias de quatro personagens, cujos participantes têm que optar por uma delas para desenvolver um aplicativo. “São histórias partilhadas pela maioria das mulheres grávidas que se queixam de muita informação da família e vizinha durante o pré-natal”, diz a coordenadora do Mãe Coruja Recife, Carmen Albuquerque.

Os campuseiros podem escolher entre o caso de uma mulher que não consegue lidar com a quantidade de informação que recebe; de uma adolescente de 15 anos grávida do segundo filho e precisa aprender mais sobre métodos contraceptivos; de uma mãe em liberdade condicional cujo filho tem de receber medicação especial devido a problemas cognitivos e motores; e de uma mulher que tem dúvidas sobre parto normal ou cesárea, amamentação e outras necessidades.

O Mãe Coruja está em 105 municípios, sendo 103 com gestão estadual e dois com cooperação técnica entre o Estado e as cidades de Ipojuca e Recife (Foto: Edmar Melo/JC Imagem) O Mãe Coruja está em 105 municípios, sendo 103 com gestão estadual e dois com cooperação técnica entre o Estado e as cidades de Ipojuca e Recife (Foto: Edmar Melo/JC Imagem)

“A solução ideal é aquela que vai ajudar a mulher a ter uma melhor gerência do pré-natal e que organize a agenda de consultas e vacinas, por exemplo. Será uma forma de qualificar a informação verídica e massificar isso. O projeto vai ser estudado para, quem sabe, ser implantado, de fato, no Recife”, afirma Carmen.

Inovação, criatividade, usabilidade, design e utilidade serão levados em consideração no resultado final. O trabalho deverá ser entregue até às 14h do domingo, na mesa da Hacker Cidadão na Arena. Os ganhadores serão anunciados no palco principal no mesmo dia e garanhão computadores, notebook e tablets.

Saiba mais

O Mãe Coruja Recife é um programa de atenção integral à mulher durante o pré-natal, parto e pós-parto, como também ao seu filho - do nascimento aos 5 anos. O objetivo da iniciativa é reduzir a morbimortalidade materna e infantil, além de favorecer o crescimento e desenvolvimento infantil pleno. O programa foi criado também para contribuir para a redução das desigualdades sociais através de ações estratégicas das políticas de Saúde, Educação, Mulher e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Para o desenvolvimento de suas ações, o Mãe Coruja Recife conta com um local de acolhimento e vivência, denominado Espaço Mãe Coruja Recife, onde é realizado o cadastramento e acompanhamento da mulher gestante e do bebê, bem como o monitoramento dos indicadores de saúde.

Os atendimentos são individuais, com a família e também em grupo, através de atividades coletivas que fazem as mulheres e familiares discutirem diferentes temas relacionados à gestação, parto, puerpério, direitos, enfrentamento à violência de gênero e doméstica.

Confira onde estão os sete Espaços Mãe Coruja: Espaço Mãe Coruja Água Fria; Espaço Mãe Coruja Santo Amaro; Espaço Mãe Coruja Macaxeira; Espaço Mãe Coruja Cohab; Espaço Mãe Coruja Torrões; Espaço Mãe Coruja Ilha Joana Bezerra e Espaço Mãe Coruja San Martin.