Ação educativa marca o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/07/2015 às 14:18

Sangue (Foto: Guga Matos/JC Imagem) Diagnóstico da hepatite é realizado por exame de sangue (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

Para lembrar o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28/7), a Secretaria de Saúde do Recife vai ao Parque Santana, na Zona Norte da cidade, realizar uma ação educativa com a população neste sábado (25/7), das 9h até as 12h. Os profissionais do Distrito Sanitário III distribuirão materiais educativos para alertar as pessoas sobre a transmissão e o tratamento da hepatite A. Na segunda-feira (27), a ação será no Parque da Jaqueira (no espaço da Academia da Cidade), também na Zona Norte, com testagem para hepatite C e aconselhamento pós-teste aos usuários.

Durante a ação, os profissionais de saúde também vão aferir pressão arterial e fazer teste de glicemia nos participantes, que ainda receberão kits odontológicos. Além disso, serão oferecidas orientações sobre hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis (com testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C), como também sobre tuberculose, com a coleta do escarro de pacientes que apresentarem os sintomas da doença. Profissionais da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas e redutores de danos farão abordagens sobre drogas no local.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.

Centro de Testagem e Aconselhamento

A Rede Municipal de Saúde conta com uma unidade referência no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, localizada na Policlínica Gouveia de Barros, no Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, para testar as hepatites B e C.

"No local, as pessoas podem realizar vários testes, como os da hepatites B e C. Os casos positivos são encaminhados para o profissional especialista, que avalia e encaminha para o Instituto do Fígado, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, responsável pelo tratamento e acompanhamento desses pacientes”, explica o coordenador da Divisão de Atenção às DST, Aids e Hepatites Virais, Alberto Silva.

Saiba mais sobre a hepatite A

A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como hepatite infecciosa. A transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Geralmente, não apresenta sintomas. Porém, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Quando os sintomas surgem, costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção. Como as hepatites virais são doenças silenciosas, consulte regularmente um médico e faça o teste.

O diagnóstico da doença é realizado por exame de sangue, no qual se procura por anticorpos anti-HAV. Após a confirmação, o profissional de saúde indicará o tratamento mais adequado, de acordo com a saúde do paciente. A doença é totalmente curável quando a pessoa segue corretamente todas as recomendações médicas. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno. Causa insuficiência hepática aguda grave e pode ser fulminante em menos de 1% dos casos.

Para evitar a doença, recomenda-se adotar condições de higiene e de saneamento básico:

- Lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimento

- Lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos

- Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e carne de porco

- Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras

- Não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de onde haja esgoto a céu aberto

- Evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios para não comprometer o lençol d'água que alimenta o poço. Deve-se respeitar, por medidas de segurança, a distância mínima de 15 metros entre o poço e a fossa do tipo seca e de 45 metros, para os demais focos de contaminação, como chiqueiros, estábulos, valões de esgoto, galerias de infiltração e outros

- Caso haja algum doente com hepatite A em casa, utilizar hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária ao lavar o banheiro

- No caso de creches, pré-escolas, lanchonetes, restaurantes e instituições fechadas, adotar medidas rigorosas de higiene, como a desinfecção de objetos, bancadas e chão utilizando hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária

Para tratar a água, basta ferver ou colocar duas gotas de hipoclorito de sódio em um litro de água, 30 minutos antes de bebê-la, deixando o recipiente tampado para que o hipoclorito possa agir, tornando a água potável para o consumo. Na ausência de hipoclorito de sódio, pode-se preparar uma solução caseira com uma colher de sopa de água sanitária a 2,5% (sem alvejante), diluída em um litro de água.

A vacina de hepatite A foi introduzida no calendário infantil em 2014 para crianças de 1 a 2 anos de idade.