Saiba como evitar acidentes domésticos nas férias da garotada

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/07/2015 às 8:00

Imagem de criança colocando a mão em tomada (Foto: Tiago Calazans / Acervo JC Imagem) É importante fazer uso do protetor plástico de tomada, que pode ser adquirido em qualquer mercado especializado (Foto: Tiago Calazans/Acervo JC Imagem)

Para as crianças, férias significam diversão. Para os pais, atenção em dobro. De acordo com o Ministério da Saúde, 122 mil crianças são hospitalizadas anualmente e 4,7 mil morrem em decorrência de acidentes ou lesões não intencionais, sendo a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. 

Entre os principais acidentes, estão quedas, envenenamentos, sufocamentos e afogamentos. No que diz respeito às quedas, as crianças pequenas estão mais expostas ao perigo, principalmente as de até 4 anos. “Isso ocorre pelo fato de explorarem o ambiente onde estão por meio dos sentidos e por não terem a noção do perigo a que estão expostas”, avalia o coordenador da Emergência Pediátrica do Hospital Esperança Recife, Fernando Oliveira. Quanto ao envenenamento, as crianças sofrem consequências mais graves que os adultos devido à estrutura corporal menor e ao metabolismo mais rápido. 

Em casa, os locais de maiores riscos são cozinha, banheiro e escada. No entanto, estudos apontam que cerca de 90% das lesões podem ser evitadas com atitudes de prevenção.

É importante adotar algumas medidas:

- Manter produtos de higiene e limpeza, além de medicamentos, fora da vista e do alcance dos pequenos

- Não se referir a medicamentos como doces, pois pode levar a criança a pensar que são agradáveis de comer

- Ficar atento ao recall de brinquedos e escolher os que possuem peças maiores, a fim de evitar aspiração

- Instalar corrimão nas escadas

- Instalar barras de segurança no banheiro

- Utilizar tapetes emborrachados

- Evitar brincadeiras de risco na cama

- Colocar telas nas janelas e sacadas

- Não deixar objetos na escada

- Clocar protetores nas tomadas

- Nunca deixar o bebê sozinho em mesas, camas ou outros móveis

- Não fazer uso de andadores para bebês, pois eles são responsáveis por mais acidentes que qualquer outro produto infantil destinado a crianças entre 5 e 15 meses 

Em caso de acidente, a primeira providência é procurar atendimento médico. Se a ocorrência for envenenamento, deve-se levar o produto para análise da equipe de saúde. “Quanto menor a idade das crianças, maior deve ser a vigilância dos pais. À medida que elas forem crescendo, deve-se explicar os riscos da energia elétrica e do fogo, por exemplo”, diz Fernando Oliveira. 

Confira os acidentes mais frequentes de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria: 

- 0 a 1 ano: Quedas (trocador, cama, colo), asfixia, sufocação, aspiração de corpos estranhos, intoxicações, queimaduras (água quente, cigarro)

- 2 a 4 anos: Quedas, asfixia, sufocação, afogamentos, intoxicações, choques elétricos, traumas

- 5 a 9 anos: Quedas, atropelamentos, queimaduras, afogamentos, choques elétricos, intoxicações, traumas

- 10 a 19 anos: Quedas, atropelamentos, afogamentos, choques elétricos, intoxicações, traumas