Artrite reumatoide afeta vida profissional de jovens adultos no País, aponta pesquisa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/07/2015 às 6:00

Imagem de pessoa com dor no pulso (Foto: Free Images) Estudo mostrou que a artrite, sem cura e com alto potencial incapacitante, provoca um profundo impactante na vida dos pacientes (Foto: Free Images)

Um levantamento, feito em 13 países, com mais de 3 mil pacientes apontou que 39 anos é a idade média em que os brasileiros com artrite reumatoide recebem o diagnóstico. O estudo, promovido pela Pfizer e realizado pelo Instituto Nielsen, mostrou que a confirmação de portar uma doença crônica e progressiva, sem cura e com alto potencial incapacitante, provoca um profundo impactante na vida dos pacientes.

A doença, de natureza inflamatória e autoimune, afeta as articulações, causando rigidez, deformidade articular e desgaste ósseo, podendo incapacitar os pacientes até mesmo para ações cotidianas. No auge da vida produtiva, o paciente de artrite reumatoide passa por perdas profissionais importantes, relacionadas à necessidade de redução das horas trabalhadas e à aposentadoria precoce.

No estudo, 35% dos 324 brasileiros afirmaram que a doença abalou sua vida profissional, obrigando 14% deles a se aposentar. Outros 17% pediram demissão, uma taxa superior à média global dos países envolvidos na pesquisa, que foi de 10%. Além disso, 16% tiveram de trocar de trabalho.

TRATAMENTO

Já em relação ao tratamento, o levantamento indicou que 67% dos entrevistados desejam dispor de mais opções de medicamentos. Sete em cada dez querem mudar algo nos remédios existentes, como a eficácia no alívio dos sintomas (29%) e o número de eventos adversos (24%).