Crianças com problemas cardíacos recebem atendimento com auxílio da música

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/07/2015 às 6:00

Enquanto aguardam atendimento na sede do Círculo do Coração, crianças se divertem com músicas (Foto: Divulgação) Enquanto aguardam atendimento na sede do Círculo do Coração, crianças se divertem com músicas (Foto: Divulgação)

Com quatro anos de existência, a Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba, cujo objetivo é atender com o auxílio da internet crianças com problemas cardíacos congênitos, a organização não governamental (ONG) Círculo do Coração lança mão de mais uma novidade para melhorar a qualidade de vida dos pequenos pacientes. A instituição, fundada no Recife em 1994, no Real Hospital Português, cria agora o projeto de arte-educação Música e Sabores do Coração. E através de vídeos, livro e CD, utiliza melodias de canções eruditas e cantigas de roda para levar orientações de saúde aos pequeninos.

Enquanto aguardam por atendimento na sede do Círculo do Coração, no Recife, ou nas demais unidades da rede espalhadas pela Paraíba, as crianças são surpreendidas com a ação do projeto, que utiliza letras de fácil entendimento nas canções. “Além de assistirem aos vídeos e participarem de brincadeiras, elas também podem levar para casa o kit com o livrinho e o CD das músicas”, explica a musicista Kátia Sampaio, coordenadora do projeto.

Ela acrescenta que a ação envolve ainda uma imaginária viagem de avião, como se as crianças estivessem entrando numa aeronave, já que a recepção foi montada para lembrar o portão de embarque de um aeroporto, e as salas de atendimentos rementem à cultura de alguns países. “Essa iniciativa faz com que os pequenos pacientes percam o medo de realizar os exames e acabam transformando toda a consulta numa divertida brincadeira. E o resultado desse conjunto de ações vem apresentando resultados surpreendentes”, garante a coordenadora.

Além de Kátia Sampaio, outros voluntários como Flávia Ferreira, Sônia Vonohr e o jovem Artur Lucas dão vida ao projeto que, em breve, ganhará também um almanaque com historinhas, novas canções e receitas saudáveis. Artur Lucas, inclusive, foi o primeiro paciente do Círculo do Coração e é quem assina toda a ilustração do livro e do almanaque.

Telemedicina

Com a ajuda da internet, todas as maternidades e hospitais públicos da Paraíba envolvidas na Rede de Cardiologia Pediátrica são conectados entre si e com o Círculo do Coração. Através da telemedicina, é possível realizar o contato diário e o monitoramento dos pacientes. Esse recurso oferece ainda um melhor suporte aos profissionais responsáveis pelo atendimento aos bebês cardiopatas, além dos treinamentos e capacitações.

Os profissionais de saúde ou de outras áreas interessados em participar do projeto como voluntários podem ligar para o telefone: 81 3312-1555.