Confira cinco cuidados simples que ajudam a manter a diabetes sob controle

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/07/2015 às 11:15

A melhoria do controle glicêmico tem demonstrado reduzir o aparecimento e a progressão de complicações da diabetes (Foto: Free Images) A melhoria do controle glicêmico tem demonstrado reduzir o aparecimento e a progressão de complicações da diabetes (Foto: Free Images)

Controlar a glicose pode ser um desafio para quem tem diabetes tipo 2 neste período de férias. Apesar do aumento das tentações nos cardápios e da mudança na rotina, é possível manter a doença sob controle com pequenos cuidados diários. É o que diz a endocrinologista Maithê Pimentel, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e também do setor de síndrome metabólica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

A médica lista cinco dicas para que os pacientes com diabetes tipo 2 consigam manter as taxas de glicose equilibradas durante as férias:

1) Para compensar a falta de exercício regular, procure utilizar escadas, ao invés de escadas rolantes e elevadores. Além disso, opte por fazer os trajetos sempre a pé ou de bicicleta. Vale a pena também pegar o caminho mais longo e aproveitar para conhecer melhor o lugar, a paisagem e a vizinhança.

2) Tente fazer boas escolhas na hora da refeição. As novidades nos cardápios são grandes, mas se esforce para comer alimentos saudáveis, balanceado a quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras.

3) Tire o foco da comida. Se estiver na cidade, aproveite para curtir a agenda cultural, museus e parques. Se a viagem for para a praia ou para o campo, aproveite o contato com a natureza para praticar atividades físicas como a caminhada.

4) Tomar os medicamentos logo ao acordar ou antes de dormir são ótimas opções para evitar o esquecimento quando se está fora da rotina.

5) Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas, pois essas atitudes também contribuem muito para manter o controle glicêmico.

Nova terapêutica

Atualmente, há medicamentos orais que auxiliam no controle diário da glicemia, como é o caso do inibidor do SGLT2, uma proteína transportadora que atua na reabsorção da glicose filtrada pelos rins, permitindo a eliminação do açúcar em excesso pela urina. Ao impedir essa reabsorção, os medicamentos dessa classe eliminam o excesso de açúcar que seria reabsorvido pelo rim, permitindo que diariamente haja a eliminação de 78 gramas de glicose, em média, o que equivale a cerca de seis colheres de sopa de açúcar e a 312 calorias. Qualquer medicamento só deve ser usado mediante prescrição médica.