Especialistas orientam sobre o direito à amamentação em ambiente de trabalho

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/07/2015 às 6:00
amamentação_destaque FOTO:

Imagem de mulher amamentando (Foto: Michele Souza / Acervo JC Imagem) Especialistas sugerem que empresas disponibilizem salas de apoio à amamentação para funcionárias (Foto: Michele Souza/Acervo JC Imagem)

Como parte da 24ª Semana Mundial da Amamentação, a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), realizará um debate, no dia 7 de agosto, sobre a relação entre amamentação e trabalho. O objetivo do encontro é discutir alternativas para se oferecer uma situação de proteção ao aleitamento para funcionárias em período de amamentação.

Leia também:

>> O processo de preparação para o fim da licença-maternidade é indispensável

A presidente do departamento científico de aleitamento materno da SPSP, Marisa da Matta Aprile, explica que, apesar de a Lei de Licença Maternidade oferecer quatro meses para funcionárias de empresas privadas, o correto seriam seis, para que a mulher possa cuidar adequadamente do filho. "Preconizamos que o aleitamento materno seja o alimento exclusivo do bebê até os 6 meses. As empresas precisam oferecer condições para que a mãe possa estar junto à criança nesse período."

Com medo de desemprego em virtude do período que estão afastadas durante a licença, muitas mulheres acabam abrindo mão da amamentação. “As empresas devem aderir à licença maternidade ampliada, deixando claro que a mãe não será punida, pois é fundamental que amamente o bebê. As mulheres também devem lutar por esse direito, pois, assim, serão capazes de mudar a realidade do local de trabalho.”

É interessante ainda que a empresa disponibilize à mulher uma sala de apoio à amamentação. O espaço deve ser adequado, com lavatório e geladeira, para que possa colher e armazenar adequadamente seu leite, sem descartá-lo.

Também é necessário pensar no futuro: ter uma creche próxima ao trabalho ou na própria empresa é de extrema relevância. Desse modo, a mulher poderá acompanhar melhor o crescimento e desenvolvimento do filho.

Durante o evento, especialistas falarão sobre suas experiências com salas de apoio à amamentação, ao mostrar que os benefícios não são exclusivos das funcionárias, mas também dos empregadores: “A mulher faltará menos ao trabalho, será mais comprometida, produzirá mais e terá mais disponibilidade sabendo que seu filho está sendo bem alimentado e bem cuidado e mais sadio”, frisa Marisa.

Serviço:

Evento da 24ª Semana Mundial da Amamentação

Horário: 8h30 às 12h

Local: SES - Auditório Luis Mussolino - Av. Dr. Arnaldo, nº 351 - Térreo - São Paulo