Veja como aproveitar ao máximo as últimas semanas de férias das crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/07/2015 às 21:40
infância_ FOTO:

Dias de descanso favorecem o desenvolvimento físico, mental e social das crianças (Foto: Free Images) Dias de descanso favorecem o desenvolvimento físico, mental e social das crianças (Foto: Free Images)

Para a garotada, ainda restam alguns dias de férias, um período necessário para relaxar, brincar, renovar e recomeçar. Nestas duas últimas semanas, vale a pena aproveitar o máximo a temporada com as crianças para que elas voltem às aulas com todo o pique. Afinal, os dias oficiais de descanso geralmente são a oportunidade de vivenciar a infância sem as pressões do cotidiano. "Quando bem aproveitados, favorecem o desenvolvimento físico, mental e social”, afirma a psicóloga do Hapvida Saúde Jussara Goes.

Assim, a melhor forma de organizar as duas últimas semanas de férias escolares é planejar as atividades com a garotada. Vale incluir na programação praia, zoológico, cinema, colônia de férias, parques, clubes e até mesmo dias em casa apenas para descansar. “É um momento construtivo, uma vez que as crianças expressam os desejos e vontades, como também escutam as opiniões dos adultos. Essa experiência contribui para estreitar os laços familiares”, esclarece Jussara.

Ter tempo para parar, descansar e brincar é fundamental para evitar o esgotamento mental. Além disso, segundo a psicóloga Amanda Fernandes, a criança pode aproveitar as férias de forma lúdica. "Para incentivar a leitura, por exemplo, os pais podem levar os filhos a uma livraria para que eles escolham um livro para ler", exemplifica a especialista, que também é psicopedagoga.

Criança na escola Duas horinhas, diariamente, de revisão e leitura, por exemplo, já são importantes para quem tem apresentado dificuldade na escola (Foto: Divulgação)

Reforço nas férias pode?

Em algumas situações, Amanda orienta a família a definir um horário para que a garotada leia algo, revise ou mesmo recorra às aulas particulares. “Para os que estão com o rendimento muito comprometido no colégio, há a possibilidade de conseguir, com mais facilidade, fazer aulas particulares”, diz a psicóloga.

E para os pais que possam se sentir culpados em colocar a garotada para estudar nas férias, Amanda explica que tudo é questão de equilíbrio. “A brincadeira não será banida. Apenas uma parte do dia será dedicada aos estudos. Duas horinhas, diariamente, de revisão e leitura, por exemplo, já são muito importantes para quem tem dificuldades para ler e escrever ou não conseguiu aprovação em determinada matéria, por exemplo”, aconselha a psicóloga.