Prêmio de combate à obesidade infantil reconhece iniciativas contra a doença

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/07/2015 às 16:00

Alimentação inadequada é um dos fatores que mais contribuem com a obesidade na infância (Foto: Free Images) Alimentação inadequada é um dos fatores que mais contribuem com a obesidade na infância (Foto: Free Images)

As entidades engajadas em projetos de prevenção ou combate à obesidade, voltados para crianças de 0 a 11 anos, podem se inscrever no Prêmio Amil de Combate à Obesidade Infantil. A premiação é de R$ 100 mil, a ser dividida entre cinco vencedores (um de cada região brasileira), que serão escolhidos por uma comissão formada por profissionais de saúde e especialistas em sustentabilidade e projetos sociais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo portal Obesidade infantil NÃO até o dia 28 de agosto.

Podem participar empreendedores e organizações sociais com projetos iniciados ou concluídos no último ano, mas a inscrição é vedada a empresas privadas e órgãos públicos. A premiação será realizada em novembro deste ano, durante fórum sobre combate à obesidade infantil, onde os proponentes terão a oportunidade de expor seus trabalhos e discutir temas relacionados ao assunto.

A iniciativa faz parte do movimento Obesidade Infantil NÃO, lançado pela Amil em 2014 para conscientizar a sociedade sobre a epidemia da doença no País, ao dar suporte a escolas e pais. Hoje, uma em cada três crianças brasileiras está acima do peso, segundo dados do Ministério da Saúde.

“A obesidade é uma das doenças que mais cresce em todo o mundo, e quem enfrenta esse problema na infância tem alta probabilidade de desenvolver uma série de enfermidades associadas na fase adulta. Diante desse cenário, a Amil reconhece a importância de projetos que tenham o objetivo de ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável, com qualidade de vida e bem-estar”, explica a diretora de Sustentabilidade da Amil, Odete Freitas.

Na etapa de escolha dos vencedores, serão avaliados: a capacidade de o projeto ser aplicado em diferentes localidades do País ou servir de referência para outros agentes; a originalidade e tecnologia aplicadas; a dedicação dos profissionais envolvidos; a capacidade de o projeto ser autossustentável e alcançar resultados; o alcance geográfico e em relação ao número de crianças atendidas.

Mais informações: 11 3060-3139 / [email protected].