Alerta para acidentes de trabalho devido ao consumo de bebidas alcoólicas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/07/2015 às 11:05

De 20% a 25% dos acidentes de trabalho no mundo envolvem pessoas que estavam sob o efeito do álcool ou outras drogas (Foto: Free Images) De 20% a 25% dos acidentes de trabalho no mundo envolvem pessoas que estavam sob o efeito do álcool ou outras drogas (Foto: Free Images)

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) alerta sobre os riscos e consequências das bebidas alcoólicas para a saúde do trabalhador, devido à proximidade do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho (27 de julho). Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que de 20% a 25% dos acidentes de trabalho no mundo envolvem pessoas que estavam sob o efeito do álcool ou outras drogas. Além disso, os prejuízos por uso de álcool no ambiente de trabalho acarretam custos significativos para a economia do Brasil.

De acordo com o Relatório Global sobre Álcool, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, no Brasil, sejam consumidos cerca de 8,7 litros de álcool puro por pessoa, quantidade superior à média mundial. Em paralelo, os dados do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) mostraram que 8% (7,4 milhões de pessoas) admitiram que o uso de álcool gerou efeito prejudicial no trabalho, enquanto 4,9% (4,6 milhões de pessoas) relataram já ter perdido o emprego devido ao consumo de bebidas alcoólicas.

Diferentemente do que se acredita, mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode causar prejuízos à performance, qualidade e segurança no trabalho, pois é uma substância depressora do sistema nervoso central e com potencial de gerar dificuldade no autocontrole sobre o consumo e dependência.

Confira os principais efeitos do álcool a curto prazo:

- Prejuízo do julgamento e da crítica

- Prejuízo da percepção, memória e compreensão

- Diminuição da resposta sensitiva e retardo da resposta reativa

- Diminuição da acuidade visual e visão periférica

- Incoordenação sensitivo-motora, prejuízo do equilíbrio

- Sonolência

- Alterações do humor

Desta forma, o álcool interfere negativamente na rotina do empregado e está associado a uma maior incidência de absenteísmo (faltas), atrasos, acidentes, atritos pessoais e queda no desempenho. A empresa também é prejudicada, com eventuais danos ao patrimônio, custos com demissões e rotatividade da mão de obra, licenças médicas, comprometimento da produtividade da empresa e outros. Nesse sentido, vale enfatizar a importância da prevenção e os benefícios para o empregado e para a empresa. “Por meio de programas de prevenção, todos os lados são beneficiados, como o trabalhador, por ter acesso a local de trabalho mais seguro e saudável, além de informações adequadas e ajuda de profissional especializado quando necessário”, afirma o presidente executivo do Cisa, Arthur Guerra.