Campanha alerta para prevenção e tratamento de varizes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/07/2015 às 14:53

Passar muito tempo em pé é um dos fatores que contribuem com o aparecimento de varizes (Foto: Free Images) Passar muito tempo em pé é um dos fatores que contribuem com o aparecimento de varizes (Foto: Free Images)

Dor, desconforto ou simplesmente preocupação estética são os motivos mais comuns que levam pacientes a consultórios de cirurgiões vasculares para a prevenção ou tratamento de varizes, que acomete cerca de 30% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Desse percentual, 70% mulheres e 30% homens. Para alertar a população sobre a doença, as equipes do Real Instituto de Cirurgia Vascular e Endovascular do Recife e do Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda do Real Hospital Português realizam, nesta terça-feira (14/7), uma ação que marca o Dia Nacional de Combate à Doença Vascular Periférica.

Coordenado pelo cirurgião vascular Sílvio Romero, o evento acontece das 7h às 11h, no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife, onde serão oferecidos atendimento médico vascular, avaliação e exames físicos. “É a segunda edição da campanha. Em 2014, atendemos mais de 300 pessoas. Neste ano, o foco são as varizes por ser a doença vascular periférica mais frequente”, afirma Sílvio.

Durante a campanha, os pacientes diagnosticados com problemas que necessitem de atendimento especializado serão encaminhados para unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba mais

Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que geralmente ocorrem na parte mais superficial da pele e podem causar dor e inchaço. Entre as causas mais comuns, estão influência genética, gravidez, obesidade, idade avançada e o fato de passar muito tempo em pé ou sentado. Entretanto, ela também pode ser um sinal de um problema mais grave, como veias profundas danificadas, coágulos de sangue ou até tumores.

Os sintomas mais comuns são dor, ardor, sensação de peso nas pernas, inchaço, coceira, acúmulo de líquido e inchaço na perna e pele seca. Fazer exercício, elevar as pernas e usar meias de compressão podem ajudar a aliviar os sintomas e impedir complicações. Se, mesmo com essas medidas, o quadro não melhorar, é importante procurar um cirurgião vascular ou angiologista.