Confira dicas para manter o esmalte dos dentes saudável

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/07/2015 às 11:45

Imagem de dentes (Foto: Free Images) O esmalte dos dentes protege a dentina e a polpa dentária. Quando não tomamos os devidos cuidados, podemos ficar expostos a sérios problemas bucais (Foto: Free Images)

O esmalte dentário é o mais resistente e também o tecido mais mineralizado do corpo. E nada disso tem relação apenas com questões estéticas. Esse tecido protege a dentina e a polpa dentária, camadas internas vitais para os dentes. Quando não tomamos os devidos cuidados, podemos ficar expostos a sérios problemas bucais. A dentista Marina Tosta, professora de Endodontia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) listou sete dicas para manter o esmalte dental saudável.

Confira:

1. Diminua a ingestão de açúcar em alimentos e bebidas

"É importante saber que o açúcar presente em comidas e bebidas alimentará as bactérias presentes na boca. Como resultado da atividade delas, aumentará a produção de ácido, que ataca primeiramente o esmalte dos dentes, podendo resultar em lesões de cárie e outros problemas orais mais graves", alerta a especialista.

2. Controle a ingestão de sucos cítricos, refrigerantes diet e energéticos

"Mesmo aquilo que nos parece inofensivo, como um refrigerante sem açúcar ou um suco de laranja, por exemplo, incorrerá no mesmo problema de aumento de acidez no ambiente bucal, resultando no enfraquecimento do esmalte e no surgimento de cárie. A melhor pedida, então, é tomar água durante as refeições. A acidez do refrigerante advém do ácido cítrico e do ácido fosfórico. Se o consumidor não tiver uma higiene bucal correta e regular, a constante exposição a essa acidez poderá causar erosão dental", explica a dentista.

3. Incorpore ao cardápio alimentos que fortalecem o esmalte do dente

"Alimentos ricos em cálcio não só mantêm ossos e dentes fortes, como combatem a acidez bucal. Por isso, é fundamental incluir leite, queijo e outros produtos similares na alimentação diária. Quem está preocupado com a balança pode optar por itens com baixo ou nenhum teor de gordura".

4. Durante a escovação, evite excessos

"Algumas pessoas costumam escovar os dentes de forma tão rápida e vigorosa que acabam comprometendo o esmalte dos dentes. Sendo assim, vale dizer que a escovação deve ser realizada de forma suave, com a escova de dentes num ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Outra dica importante é aguardar pelo menos uma hora antes de escovar os dentes depois de ter ingerido doces ou sucos cítricos. Como o ácido pode ‘amolecer’ o esmalte, escovar os dentes logo em seguida pode contribuir para danificá-los", recomenda Marina Tosta.

5. Trate azia e desordens alimentares

"Quem sofre de azia ou acidez no estômago, sentindo frequentemente um gosto ácido na boca, deve saber que esse suco gástrico em contato com os dentes contribui demais para a erosão dental. Por isso é tão comum encontrar pessoas com problemas digestivos e dentes manchados ou altamente sensíveis", explica.

6. Trate a síndrome da boca seca

"Quanto mais o tempo passa, mais a boca fica ressecada. Para se ter uma ideia, uma pessoa com 60 anos tem metade da quantidade de saliva de um jovem. Com a boca seca, não só a deglutição se torna mais difícil, como a resistência bucal diminui. A síndrome da boca seca acelera o aparecimento de cárie, infecções bucais e, principalmente, gengivite. Por isso, é importante ter uma excelente higiene oral, contando com enxágues bucais diversas vezes ao dia, além da ingestão de líquidos e de alimentos com alto teor de água".

7. Evite atritar os dentes

"Tem gente que sofre de bruxismo, que é o ranger noturno dos dentes. Mas tem também aquelas pessoas que atritam os dentes durante o dia, até mesmo sem perceber. Trata-se de um problema que precisa ser devidamente tratado, sendo que, no mínimo, poderá estragar o esmalte dos dentes. Por isso, ao mínimo sinal de bruxismo, procure um cirurgião-dentista e mantenha consultas regulares a cada seis meses", finaliza a dentista.