Adotar cuidados com travesseiro pode evitar lesões e desconforto. Confira dicas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/07/2015 às 9:00
travesseiro-235 FOTO:

Imagem de criança dormindo com cabeça apoiada em travesseiro (Foto: Photl.com) Adotar alguns cuidados simples com o travesseiro, independente da idade, pode evitar diversas lesões e desconfortos (Foto: Photl.com)

Sabia que, para uma boa noite de sono, é preciso prestar atenção em fatores como alimentação adequada e escolha do colchão ideal para nosso peso, altura e idade? Com o travesseiro, um dos itens indispensáveis na hora de dormir, não é diferente. Adotar alguns cuidados simples com o acessório pode evitar diversas lesões e desconfortos no dia seguinte.

"O travesseiro precisa estar numa altura tal que apoiemos a cabeça e ela fique em uma linha reta, sem estar inclinada. Ele deve ocupar o espaço entre a orelha e o ombro para manter a cabeça alinhada com o resto do corpo", explica o fisioterapeuta Régis Ferraz, especialista em fisioterapia manual e postural. A escolha pelo material deve levar em conta a preferência de cada um, levando sempre em conta o conforto. Os alérgicos, por exemplo, devem preferir travesseiros que possuem proteção contra ácaros, fungos e bactérias.

Apesar de mais comum para apoiar a cabeça, o travesseiro também é recomendado para alinhar a postura no restante do corpo. Os especialistas recomendam que ele (pode ser também almofadas ou rolinhos) seja colocado entre as pernas, sempre na posição correta: de lado.

"Quando se utiliza um travesseiro entre os joelhos, é possível manter a coluna lombar e o quadril alinhados. Se não houver esse alinhamento, pode gerar uma rotação na coluna e, consequentemente, causar lesões. As pessoas deveriam ter esse costume de dormir com dois travesseiros", explica. "Não se deve dormir nem de bruços e nem com a barriga para cima, independentemente da idade. Em alguns casos, por ordem médica, quando o paciente realiza algum procedimento cirúrgico, pode ser fundamental dormir em uma posição diferente da recomendada", acrescenta o especialista.

O tempo útil do travesseiro e do colchão também deve ser observados. "Às vezes, a pessoa compra um colchão e passa dez anos com ele. Quando isso ocorre, é muito natural acordarmos com dor. Por isso, é importante observar o tempo de vida útil dos colchões e travesseiros. Cada fabricante tem seu parâmetro e normas técnicas", recomenda Ferraz.

Além dos cuidados com colchões e travesseiros, prestar atenção nos hábitos do cotidiano e mudar aqueles que não nos fazem bem são essenciais. "É importante ter cuidado com a saúde e qualidade do sono, que não está somente relacionada à qualidade do colchão e travesseiro. Vários fatores, como alimentação, prática de atividade física e jornada de trabalho permitem uma boa qualidade de vida", finaliza o fisioterapeuta.