Insônia afeta 40% da população. Confira dicas para combater a doença

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/07/2015 às 18:00

Imagem de mulher dormindo (Foto: Free Images) Especialistas alertam que adquirir certos hábitos podem ajudar a minimizar ou acabar com os sintomas da insônia (Foto: Free Images)

Irritabilidade, cansaço e até ansiedade. Queixas muito comuns causadas pela insônia, distúrbio cada vez mais frequente. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que mais de 40% da população brasileira convivem com a doença. Especialistas alertam que adquirir certos hábitos podem ajudar a minimizar ou acabar com os sintomas da insônia.

Segundo o pneumologista Pedro Gente, do Centro de Medicina do Sono do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, os adultos precisam ter um sono contínuo que varie entre sete e oito horas diárias. "Quando uma noite de sono não é boa, o cansaço e a irritabilidade costumam aparecer. Podem ainda ocasionar prejuízos das atividades diárias, com dificuldades de rendimento e concentração. Indivíduos com insônia costumam estar com a mente sempre ativa, pensando em assuntos do dia a dia durante a noite. Isso compromete as noites de sono", explica.

Sintomas como ronco, pausas respiratórias, inquietação e movimentação excessiva das pernas, por exemplo, são indicadores de doenças que prejudicam o sono. A apneia do sono e a síndrome de pernas inquietas são males comuns que costumam atrapalhar a qualidade do sono. "Discuta as características do seu sono com o médico e, havendo necessidade, procure um profissional em Medicina do Sono para realizar o diagnóstico e tratamento de possíveis enfermidades”, finaliza o especialista.

Confira algumas dicas para combater a insônia:

- Mantenha o seu quarto silencioso, com temperatura confortável e totalmente escuro. Desligue ou cubra qualquer fonte luminosa no quarto e desligue o alerta de mensagens do celular;

- Não leve para a cama tablets, celulares e computadores;

- Não assista TV no quarto. Preserve o ambiente do quarto para o sono;

- Evite bebida alcoólica e cafeinadas por pelo menos seis horas antes de dormir;

- Realize refeições leves à noite, de preferência no mínimo duas horas antes de dormir;

- Mantenha uma rotina de horários para se se deitar e levantar;

- Não fique na cama sem sono. Após aproximadamente 15 minutos sem dormir, levante-se e vá para outro ambiente. Leia um livro ou revista para distrair e espere o sono para voltar para a cama;

- Jamais olhe para o relógio caso acorde durante noite. Checar a hora apenas o deixará frustrado e ainda mais alerta.