Fique atento à higiene das alfaces americanas e cenouras

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/07/2015 às 10:45
alface_destaque FOTO:

Entre as alfaces, uma foi considerada fraca no quesito de higiene e uma aceitável (Foto: Free Images) Entre as alfaces, uma foi considerada fraca no quesito de higiene e uma aceitável (Foto: Free Images)

A Proteste Associação de Consumidores fez uma série de análises e constatou que 18 marcas de alfaces americanas e cenouras apresentaram falta de higiene. Três marcas de cenouras obtiveram classificação fraca; e cinco, aceitável. Entre as alfaces, uma foi considerada fraca no quesito de higiene e uma aceitável.

O processamento leva à destruição das células vegetais e a alterações no metabolismo que resultam na redução da vida útil desses vegetais. Segundo a Proteste, a legislação brasileira não contempla uma análise tão rigorosa desses produtos. Ela requer, apenas, que estejam livres da presença de salmonela e limita a quantidade de coliformes fecais.

A boa notícia é que não foi encontrada nenhuma bactéria patogênica (aquelas capazes de transmitir doenças) nas amostras analisadas, nem matérias macro e microscópicas prejudiciais à saúde humana. Mas foram detectadas contagens muito altas de micro-organismos mesófilos e coliformes totais, que são indicadores de qualidade higiênica inadequada.

Por não atenderem as boas práticas existentes, os resultados das análises foram enviados às Vigilâncias Sanitárias das localidades onde as marcas testadas são produzidas, solicitando a fiscalização dos respectivos fornecedores.

Confira aqui os detalhes da análise de alfaces americanas e cenouras.