Brasileiros estão entre os mais insatisfeitos com tempo de lazer, aponta pesquisa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/07/2015 às 15:11

Imagem de mulher cabisbaixa (Foto: Free Images) Em relação à satisfação quanto ao tempo de lazer, os brasileiros (28%) ficam atrás apenas dos japoneses (30%) e dos russos (31%) (Foto: Free Images)

Uma pesquisa recente da empresa global de estudos GfK apontou que o Brasil está entre os três países com mais pessoas não muito satisfeitas ou totalmente insatisfeitas com seu tempo de lazer, com percentual de 28% dos entrevistados. Os brasileiros ficam atrás apenas dos japoneses (30%) e dos russos (31%). O estudo envolveu 22 países e realizou 27 mil entrevistas online com pessoas maiores de 15 anos

Por outro lado, os mais felizes são os norte-americanos que, apesar de conhecidos por seus poucos dias de férias por ano, se mostram contentes com a quantidade de tempo de lazer de que dispõem. Quase sete em cada dez entrevistados (69%) disseram se sentir completa ou suficientemente satisfeitos. O segundo lugar foi para os ingleses e canadenses, 67%, seguidos pelos belgas e alemães (66%).

Na média global, 58% das pessoas afirmaram estar completa ou suficientemente satisfeitas com a quantidade de tempo que dedicam à diversão. Entre os números, 16% dos entrevistados disseram estar completamente satisfeitos, enquanto 42% afirmaram estar suficientemente satisfeitos. No total, apenas 18% estão insatisfeitos, incluindo os 4% que se declararam totalmente insatisfeitos com a quantidade do tempo de lazer.

A pesquisa foi destinada a empresas que oferecem produtos ou serviços voltados ao lazer e a períodos de relaxamento, como férias e folgas. "Essas descobertas são valiosas para todas as empresas que oferecem produtos ou serviços dedicados ao lazer e a períodos de relaxamento, porque permitem identificar de que forma a mensagem pode ser refinada para ser mais claramente entendida por cada grupo. As pessoas menos satisfeitas com seu tempo de lazer provavelmente responderão mais efetivamente a ofertas focadas no melhor aproveitamento de seu limitado tempo livre, e tendem a apresentar melhor aderência a atividades criadas especificamente para os seus períodos irregulares de lazer", explica Eliana Lemos, diretora da GfK.

Aposentadoria

Os entrevistados com mais de 60 anos foram o que demonstraram maior satisfação com a quantidade de seu tempo de lazer, com 31% completamente satisfeito e 46% suficientemente satisfeito.