Repelentes contra a dengue protegem por curto tempo, alerta Proteste

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/06/2015 às 10:43
(Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)
(Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem) FOTO: (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

Proteste informa que maioria dos repelentes não protege pelo tempo descrito nos rótulos (Foto: Proteste) Proteste informa que maioria dos repelentes não protege pelo tempo descrito nos rótulos (Foto: Proteste)

A maioria dos repelentes contra o mosquito da dengue não protege pelo tempo descrito em seus rótulos, e sim apenas por curto período. É o que constatou a Proteste Associação de Consumidores, ao testar 10 amostras de repelentes, cinco destinadas ao uso adulto/família e cinco ao uso infantil, além de dois aplicativos para celulares.

No caso dos produtos infantis, os resultados também não foram muito animadores. Além da pouca proteção, distante do descrito no rótulo, foi verificado risco de efeitos adversos para a exposição aguda.

* As tabelas com os resultados de todos os repelentes avaliados estão disponíveis no site da Proteste.

Pelas irregularidades constatadas no teste e diante da gravidade do avanço da epidemia de dengue no Brasil, a Proteste enviou os resultados para as empresas cujos produtos foram analisados pela associação, que solicitou providências.

Leia também:

>> Em época de dengue, médicos alertam sobre uso de repelentes em crianças

Foi pedido a realização de um alerta público a respeito da eficácia correta dos repelentes, tanto no site das empresas quanto em jornais de grande circulação. E que as embalagens e/ou rótulos tragam de forma correta e visível o tempo real de eficácia dos produtos, respeitando o direito à informação, previsto no Código de Defesa do Consumidor. Também foi solicitado que o tamanho das letras utilizadas nos rótulos possibilite a leitura das informações do produto, como indicação, modo de uso, composição, tempo de eficácia e validade.

Caso as empresas não façam os ajustes, a Proteste informa que encaminhará o caso à Vigilância Sanitária para as providências no âmbito administrativo e regulatório.

Em relação aos aplicativos para celular testados, a avaliação verificou que o uso é desaconselhado por não ter demonstrado nenhuma eficácia contra os mosquitos.

Os produtos de uso infantil, segundo a Proteste, apesar de alguns apresentarem concentrações de ativos repelentes superiores às amostras de uso família, não apresentaram bom desempenho na proteção contra o mosquito Aedes.