Hope recebe certificado de qualidade da ONA por serviços oferecidos aos pacientes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/06/2015 às 18:00

Imagem do Hope (Foto: Divulgação) Avaliação é periódica e visa garantir a qualidade da assistência ao paciente; equipe do Hope, atuante na área há 29 anos, alcançou o desempenho exigido em dois anos de trabalho (Foto: Divulgação)

O Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), atuante no segmento oftalmológico do Estado há 29 anos, recebeu o certificado de qualidade oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), por meio do Instituto Qualisa de Gestão (IQG). O método voluntário de avaliação é periódico e tem o objetivo de garantir a qualidade da assistência ao paciente, por meio de padrões, definidos antecipadamente, pelas instituições competentes.

De acordo com Cyntia Santiago, diretora do Hope, foram necessários dois anos de trabalho para que o hospital pudesse concluir com êxito o processo de avaliação da acreditação. "Quando a gente começa a caminhada rumo à acreditação, naturalmente, temos a sensação de que todo o esforço realizado, toda a dedicação tem como objetivo a conquista de um certificado de excelência. Aos poucos, com todo o envolvimento e o sentimento de time que toma conta das pessoas, com a exaustão compartilhada, com cada degrau galgado, percebemos que o certificado é simplesmente o alvo formal que nos norteia com prazos e critérios, mas a conquista, de fato, vem antes dele e gradativamente: vem durante o processo, no caminhar, no aprendizado, no amadurecimento coletivo, na cumplicidade construída", comemora.

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da OMS (Organização Mundial de Saúde) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.