Pernambuco, em fase de eliminação da filariose, compartilha experiência em evento

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/06/2015 às 13:01

sanar Ações do Programa Sanar foram desenvolvidas a partir da Pesquisa de Verificação da Interrupção da filariose nas áreas com histórico de transmissão

O Estado de Pernambuco, já em fase de eliminação da filariose linfática enquanto problema de saúde pública e com atividades de controle da doença no Estado desde 2003, sedia desta segunda-feira (29/6) até o dia 3 de julho, no Marante Plaza Hotel, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, a 16ª Reunião de Gerentes sobre Eliminação da Filariose Linfática nas Américas.

“Pernambuco está em fase de eliminação da filariose, especificamente no Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. Dos países que participam deste evento, fomos o primeiro a testar o método de avaliação de transmissão da doença, o TAS, sigla para Transmission Assessment Surveys. Vamos repassar como aplicamos a metodologia para que os profissionais possam tirar dúvidas e escutar nossa experiência. O objetivo é estabelecer um diálogo e consenso para identificar desafios e futuros passos para a eliminação da filariose linfática nas Américas”, comenta o coordenador do Programa Sanar, Alexandre Menezes.

Em 2009, Pernambuco registrou um total de 69 casos positivos de filariose, de um universo de 137.079 exames realizados, o que representa um percentual de positividade de 0,074%. Em 2014, um caso foi confirmado, com taxa de positividade de 0,002%.

O evento é coordenado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com apoio do Center for Diseases Control and Transmission (CDC-USA), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES). Participam representantes do Brasil, Haiti, República Dominicana, Guiana e Costa Rica.

Nesta segunda e terça-feira (29 e 30), a reunião discute temas relacionados aos avanços, desafios e oportunidades no tratamento em massa, pesquisas de avaliação de transmissão, manejo de casos, prevenção de incapacidades e elaboração dos dossiês de eliminação. De 1º a 3 de julho, haverá o treinamento sobre a metodologia de avaliação da transmissão da filariose e workshop sobre o fortalecimento da capacidade de acompanhamento e avaliação dos países membros da Opas para atingir e manter a eliminação da transmissão da filariose linfática, assim como outras doenças.

Saiba mais

A filariose é uma verminose que atinge os vasos linfáticos. A maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas. A doença pode manifestar deformidades em pelo menos 1% dos pacientes. Os principais sinais desses casos mais graves são edema de membros e/ou mamas, no caso das mulheres, erisipela e hidrocele nos homens, além de urina leitosa.

Em 2011, foi lançado, pelo Governo do estado de Pernambuco, o Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas (Sanar), como principais diretrizes de mais investimentos e fortalecimento das atividades já desenvolvidas no programa de filariose, como a preparação dos municípios para realização do inquérito chamado Transmission Assessment Surveys (TAS).