Mobilização discute realidade das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/06/2015 às 11:55

Ação discute com a sociedade a realidade das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos A ação é parte de uma mobilização nacional, que conta com a participação das mais de 2,1 mil instituições do Brasil

Esta segunda-feira (29/6) é marcada pelo Dia D do Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no Sistema Único de Saúde (SUS), que representa um protesto de alerta aos gestores municipais, estaduais e federal frente ao insuficiente recurso de custeio alocado e o crescente endividamento das instituições.

A ação é parte de uma mobilização nacional, que conta com a participação das mais de 2,1 mil instituições do País – responsáveis por mais de 50% do total de atendimentos SUS do Brasil. Em Pernambuco, nesta segunda-feira (29/6), há paralisação parcial dos atendimentos eletivos em todas as 24 unidades. “Não queremos que a população seja prejudicada. Nosso objetivo é chamar a atenção do Governo”, destaca o presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos de Pernambuco, Gil Brasileiro, diretor do Hospital do Tricentenário, em Olinda.

Com o tema Acesso à Saúde: Meu direito é um dever do Governo, o ato será realizado em três momentos:

29/6: Ação nos municípios

13/7: Ação nos Estados

4/8: Ação Nacional em Brasília

Em Pernambuco, a rede hospitalar filantrópica é composta por 24 instituições, com mais de três mil leitos hospitalares. Emprega mais de 12 mil trabalhadores e é alternativa única em alguns municípios do Estado.