HIV/aids: Novo protocolo aumenta em 30% acesso ao tratamento com antirretrovirais

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/06/2015 às 6:00
HIVaids_destaque FOTO:

Atualmente, mais de 400 mil pessoas soropositivas se tratam na rede pública Atualmente, mais de 400 mil pessoas soropositivas se tratam na rede pública

Em um ano, foi registrado aumento de 30% no número de pessoas que iniciaram o tratamento com antirretrovirais no Brasil. O crescimento foi observado após a implantação do Novo Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids, lançado pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2013. No período de um ano, o número de novos pacientes com acesso aos antirretrovirais passou de 57 mil para 74 mil. Atualmente, cerca de 404 mil pessoas usam esses medicamentos, ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O acesso precoce ao tratamento não só melhora a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e aids, mas também reduz a transmissão do vírus. Outro dado em relação à nova estratégia de tratamento é a queda na proporção das pessoas que chegam aos serviços com diagnóstico tardio e o grave comprometimento imunológico. Essa proporção passou de 20%, em 2013, para 13% nos primeiros três meses de 2015.

A ampliação da testagem é outra das frentes da nova política de enfrentamento do HIV e aids no País. Em 2014, nos quatro primeiros meses, foram realizados 1,9 milhão de testes no Brasil, sendo que, em 2015, no mesmo período, foram 2,1 milhões de testagem.