Rotulagem de alimentos: Decisão é vitória para pacientes alérgicos, diz entidade médica

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/06/2015 às 11:33

Rótulos deverão informar a existência de 17 alimentos, como aveia (Foto: Free Images) Rótulos deverão informar a existência de 17 alimentos, como aveia (Foto: Free Images)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na quarta-feira, a resolução que trata das normas para rotulagem dos principais alimentos que causam alergia alimentar. A indústria terá o prazo de um ano para se adaptar às novas regras. Sobre o assunto, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) acredita que a publicação pela Anvisa é uma vitória dos pacientes alérgicos, já que os rótulos são a via mais direta de comunicação para o consumidor, que precisa da informação para preservar a própria vida e reduzir riscos de reações graves.

"Uma rotulagem que atenda aos padrões internacionais, modernos, com uma visualização mais clara, numa linguagem acessível e compreensível ao leigo, sempre foi o desejo da Asbai e daquelas pessoas alérgicas a alimentos”, comenta o presidente da associação, José Carlos Perini.

As novas regras obrigam as indústrias a criar rótulos com fácil leitura, com palavras compreensíveis (contém leite no lugar de produto lácteo ou lactose, soja no lugar de lecitina, ovo no lugar de albumina, entre outras). Esse é o padrão já adotado por muitos países da Europa e também pelos Estados Unidos, que exigem dos fabricantes brasileiros, que exportam seus produtos, rótulos dentro dessas regras.

Ainda assim, José Carlos Perini acredita que é preciso evoluir mais. “Essas normas devem ser replicadas nos cardápios dos restaurantes, de modo que as informações sejam mais amplas sobre a composição dos alimentos que serão consumidos, tanto para defesa dos alérgicos como outros pacientes não alérgicos, que apresentem intolerância ao glúten e à lactose”, frisa o presidente da Asbai.