Metade das pessoas com diabetes tipo 2 relata ter receio de perda da visão, diz pesquisa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/06/2015 às 18:00
olho_visão_destaque FOTO:

Problemas que podem levar à perda gradativa da visão são complicações temidas por quem tem diabetes (Foto: Free Images) Pessoas com diabetes temem ter perda gradativa da visão (Foto: Free Images)

Problemas que podem levar à perda gradativa da visão são consequências temidas por quem que convive com a diabetes tipo 2. Mesmo assim, a maioria dos pacientes ainda considera que complicações desse tipo são algo que dificilmente acontecerá com eles. Esse é um dos destaques da pesquisa Time 2 do More, realizada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), que avaliou mil pacientes com a doença e médicos em seis países, incluindo o Brasil. O estudo teve apoio da farmacêutica Novartis.

Leia também:

>> Exposição alerta para doenças da retina que podem levar à cegueira

>> Mitos em relação a diabetes tipo 2 atrapalham a adesão ao tratamento

>> Mais da metade das pessoas com diabetes têm dificuldade para seguir o tratamento

De acordo com o levantamento, 50% dos pacientes relataram ser a perda da visão, ocasionada por doenças como o edema macular diabético e a retinopatia, a complicação da doença mais temida, à frente de doenças cardíacas (21%), renais (11%) e de circulação (10%). “As doenças da retina são uma das principais causas de cegueira irreversível e também uma das principais consequências da diabetes”, explica o oftalmologista especializado em retina Jorge Rocha, diretor da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) e coordenador da campanha Veja bem. Veja para sempre, que alerta a população sobre o tema.

Entre as possíveis complicações oftalmológicas da diabetes, o edema macular diabético é a que gera maior preocupação e risco de cegueira. Esse problema acontece em decorrência de outra doença: a retinopatia diabética, que atinge os vasos sanguíneos dos olhos e é consequência do excesso prolongado de açúcar no sangue.

“As doenças da retina geralmente revelam também a falta de controle adequado da diabetes tipo 2. Pouca gente se dá conta, mas a diabetes já é a principal responsável pela cegueira entre pessoas economicamente ativas, à frente da catarata e do glaucoma”, alerta o presidente da SBRV, André Gomes. “Queremos sensibilizar o público para o fato de que não podemos perder a visão. É preciso controlar a doença. Quem tem diabetes deve procurar sempre um especialista em retina para acompanhamento”, completa.