Conheça os riscos do consumo excessivo de álcool por atletas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/06/2015 às 11:59

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, não existe um nível seguro para o consumo de álcool (Foto: Free Images) De acordo com a Organização Mundial de Saúde, não existe um nível seguro para o consumo de álcool (Foto: Free Images)

O  Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) faz um alerta em relação ao uso de álcool por atletas.

Confira alguns detalhes sobre o tema

1 - Bebida alcoólica pode gerar aumento de peso por fornecer uma considerável quantidade de calorias e não oferecer nutrientes, como proteínas, vitaminas ou minerais. Cada grama de álcool puro fornece sete calorias. O total de calorias nas bebidas alcoólicas, no entanto, varia amplamente de acordo com o tipo de bebida, por conter outros ingredientes além do álcool. Por exemplo, uma lata de cerveja possui a quantidade de calorias equivalente a uma barra de 30 gramas de chocolate ou a uma unidade de pão francês, aproximadamente.

2 - O consumo de álcool pode prejudicar a performance dos atletas, o processamento de informações, assim como habilidades psicomotoras (tempo de reação, precisão, equilíbrio, coordenação complexa e capacidade de tomar decisões mais rápidas e racionais). Em esportes que envolvem rápida mudança de estímulos, o desempenho do atleta será ainda mais prejudicado com uso do álcool.

3 - A ingestão de álcool pode levar à diminuição do uso de glicose e aminoácidos pelos músculos, o que dificulta o depósito de energia e o metabolismo durante o exercício. Os estudos também revelam que o álcool tem propriedades inflamatórias, o que pode prejudicar a disponibilidade de nutrientes e diminuir a secreção do hormônio do crescimento.

4 - Muitos atletas, ao concluírem longas provas, fazem uso de medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares. Alguns dos componentes dessas medicações não devem ser consumidos concomitantemente com álcool pelos potenciais efeitos tóxicos para o fígado. E mais: uma série de anti-inflamatórios não esteroidais expõe a mucosa do estômago a efeitos adversos potencialmente graves, assim como o álcool, o que implica em risco ainda maior quando usados ao mesmo tempo.

5 - O atleta que deseja conquistar grandes resultados tende a se beneficiar por restringir o consumo de bebida alcoólica. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não existe um nível seguro para o consumo de álcool. Se a pessoa bebe, há risco de problemas de saúde (e outros), especialmente se bebe mais de duas doses por dia e não deixa de beber pelo menos por dois dias na semana.