Conhece a ergonomia? Técnica ajuda a prevenir doenças no ambiente de trabalho

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/06/2015 às 12:00

Imagem de computadores em um local de trabalho (Foto: Free Images) Ergonomia relaciona a interação do ser humano com os locais de trabalho, buscando a melhor maneira para o profissional executar suas tarefas (Foto: Free Images)

Dores na coluna, bursites, tensões musculares e dores nas articulações são alguns dos sintomas mais comuns apresentados por pessoas que trabalham em ambientes não adequados. Parece normal, mas essas doenças estão entre os principais motivos de afastamento do trabalho entre profissionais das mais diversas áreas. Outros fatores de risco, no entanto, também podem contribuir para o surgimento dessas doenças, como estresse, movimentos repetivos e má postura. Uma técnica desconhecida por muitos pode melhorar esse quadro: a ergonomia.

O método relaciona a interação do ser humano com os locais de trabalho, buscando a melhor maneira para o profissional executar suas tarefas. "Devem-se levar em conta os aspectos físicos como as ações em repetição, postura, força e cognitivos como o nível de atividade mental exigido para desempenhar suas tarefas. Nós aplicamos técnicas de adaptação no trabalho, ensinando formas eficientes e seguras de desempenhá-lo, visando o bem-estar o que consequentemente aumenta a produtividade", explica o ortopedista Marcelo Zaboroski, do Hospital e Maternidade São Cristovão.

A técnica, que surgiu especificamente para evitar doenças, também combate lesões físicas e cognitivas. “Torcicolos, tendinites, traumas e amputações são exemplos de lesões físicas. Já as cognitivas temos como exemplo o estresse, déficit de atenção, depressão e como consequência o erro humano”, ressalta o especialista.

Bem-estar

Um ambiente de trabalho saudável favorece a produtividade dos seus empregado. É o que aponta várias entidades e institutos, inclusive a Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta como um local de trabalho saudável aquele em que trabalhadores e gestores colaboram em um processo contínuo de melhoria, protegendo e promovendo a saúde, bem-estar, segurança e sustentabilidade. "É fundamental um bom ambiente de trabalho, uma vez que é o local onde passamos boa parte do dia, assim quanto melhores as condições, mais produtivo é o trabalho, menor é o desgaste do profissional e o risco de ocorrências de patologias”, defende o ortopedista.