Sua casa é saudável? Cuidados no lar e no trabalho podem evitar doenças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/06/2015 às 12:00

Imagem de sala (Foto: Free Images) Ambientes em que passamos a maior parte do nosso tempo - como casa e trabalho - devem promover o máximo de bem-estar e saúde para seus usuários (Foto: Free Images)

Estamos cada vez mais preocupados com nossa saúde física e mental. Não é a toa que muitas pessoas estão aderindo às atividades físicas e reeducação alimentar - tudo em favor da nossa saúde. Mas sabia que, ao pensar em saúde, devemos também levar em conta o local em que moramos ou trabalhamos? Tudo porque a forma que esses espaços são construídos e organizados podem influenciar diretamente no nosso bem-estar.

Chamadas de habitações saudáveis, os ambientes em que passamos a maior parte do nosso tempo devem promover o máximo de bem-estar e saúde para seus usuários. "Temos que pensar numa habitação que promova a entrada de luz natural, que tenha controle de ruído, ventilação natural, água filtrada, espaços de convivência, produtos que não tenham em suas fórmulas componentes químicos que façam mal aos moradores", explica o coordenador do Selo Casa Saudável, Allan Lopes.

Os efeitos de uma habitação não considerada saudável são muitos. "Morar em um local inapropriado pode acarretar mais danos à saúde do que se imagina. Não receber luz adequada, por exemplo, faz com que nosso corpo não produza vitamina D. Os ruídos também são um grande problema, podem levar de uma simples dor de cabeça a uma doença crônica. São exemplos simples, mas que impactam diretamente na saúde da população”, ressalta.

Selo Casa Saudável

Ser mais saudável, diminuir as doenças provocadas pela edificação, ter um lar harmônico e feliz, evitar a síndrome do edifício enfermo e aumentar a qualidade de vida. Essas são as premissas do Selo Casa Saudável - uma certificação de projetos, edificações, profissionais, produtos e manutenção que visam assegurar que os ambientes construídos sejam saudáveis e promovam o bem-estar dos que moram nesses espaços.

Alergias, distúrbios do sono, cansaço, envelhecimento precoce e obesidade são alguns das doenças que podem ter uma das causas no espaço construído que convivemos durante algum tempo. Pode ser na nossa casa ou na empresa que trabalhamos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica esse conjunto de fatores de síndrome do edifício enfermo e também de doenças provocadas pela edificação. Por isso, ao trabalhar ou viver em um ambiente saudável nos traz mais saúde e disposição. Entre as características de uma casa saudável, estão a qualidade do ar, a acústica, manutenção, paisagismo, qualidade da água e a sustentabilidade.