Posto de coleta do Hospital Memorial Guararapes precisa de leite materno

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/06/2015 às 15:00

Imagem de mulher amamentando (Foto: Michele Souza / Acervo JC Imagem) Mulheres que amamentam podem doar o leite no posto de coleta da unidade; quem não puder sair de casa, hospital mandará equipe ao local (Foto: Michele Souza / Acervo JC Imagem)

Com o estoque em situação crítica, o Hospital Memorial Guararapes (HMG), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, está precisando de doações de leite materno para o seu posto de coleta. São necessários, por semana, 15 litros de leite e, atualmente, a unida capta, em média, apenas dois litros.

VEJA TAMBÉM:

» Dica do bem: Cochilar e relaxar favorecem a produção de leite materno

» Como eu aprendi a tirar, armazenar, congelar e usar o leite materno

"Aquelas que desejarem doar podem se dirigir ao HMG com documento de identidade e cartão pré-natal. Após cadastro e avaliação, seguindo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, ela será encaminhada à sala de coleta para o procedimento que dura aproximadamente 30 minutos. Quem não puder sair de casa, pode agendar por telefone e o HMG envia uma equipe para buscar o leite na residência da doadora", explica Simone Valério, coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano do HMG. As que não amamentam também podem ajudar o hospital com a doação de vidros com tampas plásticas de rosca, que servem para armazenar o produto.

Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) - O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Memorial Guararapes, existe desde maio de 2012 e é o único do município de Jaboatão dos Guararapes. Uma vez por semana, o leite coletado é levado para o Banco de Leite da Maternidade Bandeira Filho, em Afogados, no Recife, para ser pasteurizado. Após a pasteurização e realização de controle de qualidade, o leite retorna para o HMG e é distribuído para os bebês da UTI Neonatal.

Serviço

O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Memorial Guararapes fica na

Avenida Doutor Júlio Maranhão, 911 – Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.

Telefone: 3461.5300, ramal 223.