A primeira consulta pediátrica deve ocorrer na 32ª semana de gestação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/06/2015 às 12:52
gestante_destaque FOTO:

A maioria das gestantes não realiza consulta pediátrica enquanto o bebê ainda está na barriga (Foto: Free Images) A maioria das gestantes não realiza consulta pediátrica enquanto o bebê ainda está na barriga (Foto: Free Images)

As consultas pediátricas são de extrema importância no primeiro ano de vida do bebê. É uma forma de acompanhar mensalmente o crescimento e desenvolvimento da criança, além de identificar precocemente alguma doença que possa aparecer no início ou ao longo de sua vida.

Com apoio da Agência Nacional de Saúde (ANS), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que a primeira consulta pediátrica ocorra na 32ª semana de gestação. Nesse encontro, o pediatra orienta a mãe sobre cuidados com a alimentação, aleitamento materno e recomendações para o parto normal. “Como a maioria das mães não realiza uma consulta pediátrica durante a gestação, muitas dúvidas surgem quando o bebê nasce, principalmente sobre a amamentação”, diz o presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Tadeu Fernandes.

Na primeira semana após o nascimento, acontece a primeira consulta presencial - ocasião em que são dadas várias dicas para facilitar o dia a dia da mãe e a interação dela (e da família) com o bebê.

“Após essa primeira visita, as consultas passam a ser mensais até a criança chegar aos seis meses. Depois, tem periodicidade trimestral até chegar o bebê completar 1 ano. Passado o primeiro ano, o pediatra indica a periodicidade adequada, com seguimento até os 19 anos”, informa Tadeu Fernandes.

O pediatra recomenda à mãe fazer uma lista de perguntas quando for à consulta para não deixar questões importantes de lado. É importante também que a mãe mantenha um diálogo aberto com o médico.

"Nós temos um grande receio do Dr. Google, que reúne informações nem sempre seguras” alerta Tadeu. Para solucionar esse problema, a Sociedade de Pediatria de São Paulo possui um canal de acesso para as mães esclarecerem suas dúvidas com um especialista e, caso necessário, orientada a comparecer ao consultório. Há um espaço também de perguntas mais frequentes. O conteúdo está disponível no site www.spsp.org.br (na aba “Pediatra Orienta”).