Confira dicas para manter a alimentação saudável na temporada de festas de São João

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/06/2015 às 12:58
bolodemilho FOTO:

Milho assado ou cozido é a opção mais saudável da temporada junina (Foto: Reprodução/Internet) Milho assado ou cozido é a opção mais saudável da temporada junina (Foto: Reprodução/Internet)

É praticamente impossível falar sobre São João e deixar de lado a gastronomia típica e deliciosa deste período. Pamonha, canjica, pé-de-moleque e bolo de milho são algumas pedidas que, quando consumidas em excesso, acarretam certos problemas de saúde, como aumento do colesterol ruim, da glicose e da pressão arterial.

“A maioria desses alimentos apresenta alto teor de calorias e gorduras, o que não faz bem à saúde. E geralmente têm mais sódio do que o recomendado, margarina, açúcar, coco ou leite condensado”, alerta a nutricionista da Interne Soluções em Saúde, Anna Caroline Torres. Ela frisa que, enquanto alguns alimentos como a canjica, pamonha e cocada podem levar a problemas de saúde, se consumidos em excesso, outros produtos típicos das festas juninas favorecem o bom funcionamento do organismo.

“O milho cozido é considerado a opção mais saudável desta temporada. Além do alto teor de fibras, ferro, potássio e vitaminas A e C, ele apresenta apenas 100 calorias por 100 gramas do alimento”, diz Anna Caroline. Ela ressalta, no entanto, que acrescentar manteiga e sal ao ingrediente pode torná-lo pouco saudável.

Comidas juninas geralmente têm bastante calorias. Receitas à base de leite integral, leite de coco e açúcar deixam as guloseimas também ricas em gordura (Foto: Alexandre Belém/JC Imagem) Comidas juninas geralmente têm bastante calorias. Receitas à base de leite integral, leite de coco e açúcar deixam as guloseimas também ricas em gordura (Foto: Alexandre Belém/Acervo JC Imagem)

“A pipoca também é rica em fibras e polifenóis, que ajudam a eliminar os radicais livres do organismo. A pipoca ainda proporciona saciedade. O melhor preparo é estourar as pipocas na panela com pouco óleo e evitar as de microondas, pois possuem muitos condimentos, gordura vegetal e sódio”, ensina a nutricionista.

A especialista dá outras dicas no consumo e preparo dos quitutes juninos. Confira abaixo:

- Cocada tem coco, açúcar, água e leite condensado. O problema está na grande quantidade de açúcar presente na iguaria. Deve-se ter cuidado com a quantidade ingerida.

- Os apaixonados pela canjica podem aproveitar o beneficio do milho, mas devem ficar atentos à quantidade calórica e ao teor de gordura.

- O pé-de-moleque, a paçoca e os derivados do amendoim, apesar de atrativos e adocicados, contêm grandes quantidades de caloria e gorduras. Devem ser consumidos moderadamente.

- Pamonha e bolo de milho também são ricos em calorias. Consumir com moderação.

- Substituir o leite integral pelo desnatado e a farinha branca pela integral; usar o adoçante no lugar do açúcar refinado; acrescentar linhaça, aveia e canela em pó nas preparações doces são algumas dicas que ajudam a tornar as delícias juninas saborosas e saudáveis.