Acesso a bibliotecas contribui para aprendizado infantil, diz pesquisa

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/06/2015 às 14:51
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Acesso aos livros e brinquedos em espaço supervisionado faz com que mais de 80% das crianças atinjam nível máximo de aprendizado (Foto: Free Images) Acesso aos livros e brinquedos em espaço supervisionado faz com que mais de 80% das crianças atinjam nível máximo de aprendizado (Foto: Free Images)

Da Agência Brasil

Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasil Leitor e divulgada hoje (12) indica que o acesso a uma biblioteca contribui significativamente para a aprendizagem infantil. O estudo mostra que o acesso aos livros e brinquedos em um espaço organizado e supervisionado faz com que mais de 80% das crianças atinjam o nível máximo de aprendizado.

Os dados foram levantados a partir do acompanhamento de crianças entre 2 e 6 anos em um Centro de Educação Infantil (CEI) e uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) na cidade de São Paulo. Foram observados 32 itens, distribuídos em seis categorias: iniciativa, relações sociais, representação criativa, música e movimento, linguagem e comunicação e matemática e ciência. O desenvolvimento é medido em níveis que vão de 1 a 5.

Segundo a pesquisa, de modo global, o percentual de crianças no nível 5 de aprendizagem no CEI passou de 42% antes da biblioteca para 92%, após o contato dos estudantes com o espaço. Na EMEI, apenas 5% dos alunos atingiam o nível máximo, antes da biblioteca. Após a implantação do projeto, o percentual chegou a 83%.