Carteiros reforçam o combate à dengue em Pernambuco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/06/2015 às 11:03
carteiros_destaque FOTO:

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem Data: 22-08-2012 Assunto: CIDADES - dengue - correios - carteiro - Na foto o carteiro Jaílton Batista dos Santos e a dona de casa Celina Oliveira. Carteiros participaram hoje de palestra promovida pela secretaria de saúde sobre a prevensão da dengue. Os carteiros serão mais um reforço no combate a dengue. Carteiros ajudam no trabalho educativo de combate à dengue (Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem)

A Secretaria de Saúde de Pernambuco selou parceria com os Correios para ampliar as ações de combate à dengue no Estado. Nesta quinta-feira (11/06), cerca de 2 mil carteiros vestem camisa alusiva à campanha contra o mosquito Aedes aegypti, além de levarem panfletos informativos para distribuir com a população. Também neste Dia D contra a doença, 430 atendentes de agências e unidades de distribuição espalhadas por todos os municípios do Estado participam da ação, que promove a distribuição de 150 mil panfletos para a população durante as próximas semanas. No material, constam informações sobre os sintomas da dengue e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. As agências ainda ganharão cartazes alusivos à campanha.

>> Leia também:

Todos os tipos de dengue exigem cuidado. Doença é sempre ameaça à saúde pública

Ministério da Saúde mostra queda nos casos de dengue, mas não devemos descuidar

"Precisamos entrar na casa dos pernambucanos para que o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue seja efetivo, já que 90% dos criadouros estão nas residências ou no seu entorno. Os Correios vêm somar nessa luta pelo alcance que essa instituição tem em todos os municípios pernambucanos, pelo contato direto e respaldo que os carteiros têm com a população", ressalta o secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa.

"Os Correios também têm em sua missão o engajamento em causas importantes para a população. Neste combate à dengue, esperamos contribuir para chamar ainda mais a atenção para os cuidados que todos devemos ter", reforça o diretor dos Correios em Pernambuco, Pedro Mota.

Saiba mais

Até o dia 30/5, foram notificados 55.404 casos de dengue (14.631 confirmados) em 184 municípios pernambucanos (incluindo Fernando de Noronha – apenas São Benedito do Sul não notificou ainda). Isso representa um aumento de 502,48% em relação às notificações do mesmo período de 2014: foram 9.196 casos suspeitos (3.782 confirmados).

Do total de municípios pernambucanos, 91 estão em situação de risco de surto e 67 em situação de alerta. "Precisamos que todos entendam que não podemos deixar nenhum recipiente com água descoberto. Copo plástico, garrafa e caixa d’água são ambientes ideais para que o mosquito deposite seus ovos. Se fizermos bem o dever de casa, conseguiremos reduzir a quantidade de Aedes aegypti que circula, além dos índices da doença em Pernambuco", frisa a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Claudenice Pontes.