Adote cuidados simples para evitar choque elétrico no dia a dia

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/06/2015 às 18:00

Barrinha de consumo eficiente da Celpe (Foto: divulgação)

Imagem de extensão (Foto: Free Images) Sobrecarregar capacidade da extensão é um costume muito comum; esse e outros hábitos podem provocar curto circuito ou choque elétrico (Foto: Free Images)

Quando o assunto é energia elétrica, dúvidas sobre proteção e choques elétricos são bastante comuns. Eis algumas: ligar tomada em ambiente molhado pode dar choque? Atender o celular enquanto ele está carregando é perigoso? Essas são apenas algumas das questões sobre o assunto. O Casa Saudável reuniu algumas das perguntas mais comuns e curiosas e tirou essas dúvidas com o gestor da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e engenheiro eletricista Evandro Simões.

LEIA TAMBÉM:

» Atenção, pais! Cuidado redobrado para evitar choques elétricos em crianças

» Limpe o ar-condicionado para evitar alergia e economize energia

» Fique ligado no uso eficiente da máquina de lavar e do ferro de passar roupa

Confira a entrevista

- Casa Saudável: Muitas pessoas relatam que sentem um formigamento ao tocar na torneira do chuveiro elétrico. Por que isso acontece? Como evitar?

Evandro Simões: Uma parte da corrente elétrica que flui pela resistência do chuveiro acaba escapando para a água, que flui por todo o cano do chuveiro chegando a torneira do chuveiro. Caso a torneira seja metálica (a maioria é de alumínio ou ferro cromatizado), essa torneira poderá conduzir eletricidade. Essa corrente elétrica que foge da resistência do chuveiro é muito pequena, mas quando a resistência do corpo reduz, no caso do banho devido ao corpo estar molhado, ou outros fatores como as mulheres que tiram a cutícula ao fazer a unha, ocorrerá um choque elétrico de pouca intensidade, mas que muitas vezes provocará um incômodo. Para resolver o problema deve-se ligar o cabo de terra do seu chuveiro no sistema de aterramento de sua residência. Caso não possua sistema de aterramento (é o caso de muitas casas antigas), ele deve ser instalado de imediato.

- Casa Saudável: Ligar uma tomada descalço em um ambiente molhado pode dar choque?

Evandro Simões: Caso a isolação da tomada não esteja danificada, quem estiver ligando não leva choque. Porém, não é recomendável manusear nenhum equipamento elétrico descalço e em um ambiente molhado pois nem sempre uma falha de isolação será visível.

- Casa Saudável: Geladeira com manutenção inadequada, como a vedação ineficiente, pode dar choque?

Evandro Simões:  Assim como outros aparelhos elétricos, qualquer geladeira pode acumular eletricidade estática na sua superfície e pode dar choque se alguém encostar em uma parte metálica sem um calçado de borracha. O fio terra deve ser sempre instalado nesses equipamentos para que essa eletricidade estática seja retirada por ele.

- Casa Saudável: Sair do banho e manusear equipamentos para o cabelo ainda molhado é perigoso?

Evandro Simões:  Sim. O manuseio de qualquer equipamento elétrico quando a pessoa está molhada pode provocar um choque elétrico se a isolação do equipamento falhar.

- Casa Saudável: Usar extensão é arriscado?

Evandro Simões: O uso da extensão ou do benjamim (também conhecido como “T”) deve ser feito com critério, de modo a não superar a capacidade de fornecimento de corrente da tomada em que ele será ligado. A soma dos consumos dos aparelhos ligados a esta tomada não deve ser superior à sua capacidade (normalmente em torno de 10 A). Este cálculo pode ser feito mentalmente com facilidade se levarmos em conta que, na rede de 220 V, cada 200 W correspondem a 1,1 A. Assim, se uma extensão for colocada em uma tomada de 220 V e nela forem ligados um ferro de passar de 700 W, um televisor de 200 W e mais um forno de micro-ondas de 700 W, a ligação simultânea desses aparelhos terá uma corrente de 8,8A que é inferior aos 10A suportados pela tomada.

- Casa Saudável: Manusear equipamentos eletrônicos que estão recebendo carga na tomada, como o celular, pode dar choque?

Evandro Simões: Sim. Quando o carregador está estragado, ou com defeito, potencializa o risco de choque elétrico. Outra recomendação é que não se deve atender o celular ligado na tomada, não puxar o cabo do aparelho enquanto ele carrega nem usar baterias e carregadores que não sejam originais. É recomendável também carregar a bateria de celulares longe de locais inflamáveis e evitar ligar aparelhos nas tomadas do banheiro enquanto o chuveiro estiver ligado, pois a umidade aumenta os riscos de acidente.

- Casa Saudável: É perigoso colocar o notebook no colo enquanto ele está carregando?

Evandro Simões: Da mesma forma que o celular, o notebook ou até um videogame pode gerar o mesmo risco.

- Casa Saudável: Utilizar calçados de borracha sempre nos protege de um possível choque elétrico?

Evandro Simões: A borracha é considerado um material isolante. Porém, não é sempre garantido que o calçado de borracha nos protegerá. Por essa razão é importante seguir as recomendações quanto ao uso da energia em locais úmidos e atenção à condição do material isolante dos cabos dos eletrodomésticos.