Agentes de Saúde do Recife são capacitados para atender pessoa com deficiência

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/06/2015 às 9:00

Mais de 500 ACS foram treinados. A meta é atingir 2 mil agentes nos oito distritos sanitários da cidade (Foto: Inaldo Lins/PCR) Mais de 500 ACS foram treinados. A meta é atingir 2 mil agentes nos oito distritos sanitários da cidade (Foto: Inaldo Lins/PCR)

A Secretaria de Saúde do Recife capacitou 120 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para a lidar com as pessoas com deficiência. Os profissionais são do Distrito Sanitário 1, que abrange os bairros de Boa Vista, Cabanga, Coelhos, Ilha do Leite, Ilha Joana Bezerra, Paissandu, Recife, São José, Santo Amaro, Santo Antônio e Soledade.

Para o chefe de Divisão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Paulo Fernando, é fundamental acolher as pessoas com deficiência e usar a nomenclatura adequada para não menosprezar e não tratar essa população como doente. Ele destaca ainda a capacidade de adaptação dessas pessoas. "Cada um tem que ser avaliado individualmente. Não se pode generalizar e dizer que essas pessoas não são capazes, porque elas conseguem se adaptar diante das situações", avalia Paulo Fernando.

A ACS Genilda Bezerra conta o exemplo de um homem que queria ser jogador de futebol e se tornou técnico. Com deficiência de coordenação motora, ele trabalha no Centro Social dos Coelhos. "Eles conseguem se adaptar, e nós precisamos observar e facilitar a vida dessas pessoas no âmbito da saúde", salienta a agente.

Mais de 500 ACSs foram capacitados neste ano, e a meta é envolver 2 mil profissionais de todos os distritos sanitários com a proposta de fortalecer a Política de Saúde da Pessoa com Deficiência no Recife, além de promover os direitos desse público.  O treinamento estimula o profissional, a partir do conhecimento das políticas públicas para as pessoas com deficiência, a qualificar o atendimento dentro da Rede de Saúde do Recife.