Uso inadequado de fones de ouvido é ameaça à audição de jovens, diz estudo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/06/2015 às 6:00
fone_destaque FOTO:

Pesquisa mostra que 31% dos adolescentes passam entre duas e quatro horas por dia com fones (Foto: Free Images) Pesquisa mostra que 31% dos adolescentes passam entre duas e quatro horas por dia com fones (Foto: Free Images)

Saúde auditiva é um assunto que aparece bastante aqui no blog. Especialistas dizem que o som é capaz de proporcionar e modificar emoções, que podem ter um papel importante nos relacionamentos e na qualidade de vida. Por isso, vamos falar hoje sobre os achados de um estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) sobre o uso de fones de ouvido por jovens. A pesquisa mostra que adolescentes estão ouvindo música por longos períodos de tempo e em alto volume, o que traz um grande risco para o desenvolvimento de surdez.

>> Leia também:

Exposição constante a barulho excessivo pode levar a perda auditiva prematura

Sensação auditiva desagradável? Pode ser zumbido. Saiba como combater o problema

O levantamento, feito com 68 alunos de dois colégios em São Paulo, aponta para a tendência crescente de eles desenvolverem problemas irreversíveis de audição. A maioria dos estudantes, com idade média de 15 anos, usa apenas um dos fones de ouvido ou divide o outro com o amigo. Isso exige, para ouvir música e manter um diálogo, que o volume seja ainda mais alto. Os números confirmam a atenção que pais devem ter. Confira:

- 41% dos entrevistados costumam ouvir música com o volume entre 75% e 99%; 6% o deixam no máximo.

- 31% afirmam passar entre duas e quatro horas por dia com fones, e 13%, acima de oito horas.

- 70% dos alunos ouviam música com volume a partir de 86 dB, acima do limite seguro de 80 dB.

- 44% disseram não se preocupar com a audição.

Leia mais sobre o estudo no site da Proteste.

Dica

Um detalhe que precisa ser considerado é o design dos fones de ouvido, cujos modelos podem potencializar a capacidade sonora desses equipamentos. Os acessórios mais discretos, com praticidade superior aos volumosos fones externos que recobrem a orelha, favorecem a potencialização da intensidade do som porque toda a pressão sonora é conduzida para o ouvido.

Também é importante chamar atenção para o fato de esses pequenos fones não se encaixarem perfeitamente na orelha, o que favorece a entrada de sons externos e leva o usuário a aumentar mais o volume do aparelho para abafar o barulho do ambiente.

Para evitar problemas, uma dica é colocar o fone de ouvido na palma da mão, na altura do peito, em intensidade que a pessoa julgue ser apropriada. Se não der para a pessoa escutar o som, o volume certamente está ideal.