Fundação Internacional de Osteoporose alerta: saúde dos ossos começa no útero

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 08/06/2015 às 14:44

Leite (Foto: Divulgação) Leite é boa fonte de cálcio (Foto: Divulgação)

Foi lançada nesta segunda-feira (8/6) a campanha do Dia Mundial da Osteoporose (WOD) 2015, organizada pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF). O tema deste ano foca a nutrição e alerta para os desafios da saúde pública associados a uma dieta pobre em cálcio, vitamina D e proteína, assim como outros nutrientes importantes para manter a saúde óssea.

A maioria das pessoas não consome a quantidade diária de cálcio e vitamina D recomendada. Na realidade, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo apresenta níveis inadequados de vitamina D no sangue, e as deficiências podem ser encontradas em todos os grupos étnicos e em todas as faixas etárias. A deficiência de cálcio, quando não tratada, pode causar consequências sérias, incluindo a osteopenia e a osteoporose.

A osteoporose é definida como uma doença pediátrica com consequências geriátricas. Isso deixa transparecer que a saúde óssea é determinada muito cedo na vida; na verdade, ainda no útero. As condições nutricionais pobres da mãe podem impactar o crescimento adequado do esqueleto do bebê sendo associadas a uma redução do conteúdo mineral ósseo do adulto no pico da massa óssea e mais tarde na vida, assim como a um maior risco de fratura do quadril.

Além disso, a infância e a adolescência são períodos críticos para o desenvolvimento ósseo porque, nessas fases, o tamanho e a força dos ossos aumentam significativamente. Aproximadamente metade de nossa massa óssea é acumulada durante a adolescência. Esse processo continua até a metade da segunda década quando geralmente se atinge o pico da massa óssea (a quantidade máxima de ossos possível durante o crescimento do esqueleto).

Ajudar uma criança a atingir a melhor força óssea possível traz benefícios na idade mais avançada porque gera uma maior reserva óssea a ser utilizada quando necessário. Diferentemente do que ocorre na juventude, os adultos não podem substituir tecidos ósseos na mesma velocidade em que os perdem. Acredita-se que um aumento de 10% no pico da densidade mineral óssea (DMO), uma medida da força óssea, poderia retardar o desenvolvimento da osteoporose em até 13 anos.

"Nosso esqueleto é muito semelhante a uma casa. Precisa ser construído com o material certo para apresentar uma estrutura sólida e ser sempre mantido para evitar danos a longo prazo. É por isso que a ingestão de alimentos como produtos lácteos, óleo de peixe, frutas e legumes nos fornecerá os nutrientes essenciais que são críticos para o desenvolvimento de ossos fortes", disse o professor John Kanis, presidente da IOF.

O CEO da IOF, Judy Stenmark, acrescentou que "99% de um quilo de cálcio encontrado em um corpo de tamanho médio reside em nossos ossos, o que enfatiza o motivo pelo qual precisamos obter a ingestão diária recomendada de cálcio como um combustível para a produção e manutenção dos ossos. Eu recomendo a todos que façam o teste Calculador de Cálcio da IOF para saber a quantia de cálcio que estão obtendo e como podem elevar o consumo", informou Judy Stenmark.

O Calculador de Cálcio está à disposição gratuitamente em:

Calculador online: https://bit.ly/calcium-calculator-web

Aplicativo no iPhone: https://bit.ly/calcium-calculator-iOS

Aplicativo no Android: https://bit.ly/calcium-calculator-android