Mais de 35 mil residências no Recife já foram visitadas pelos soldados do Exército

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/06/2015 às 6:00

Na próxima semana, moradores de mais 18 comunidades receberão a visita dos militares (Foto: Lú Streith/PCR) Na próxima semana, moradores de mais 18 comunidades receberão a visita dos militares (Foto: Lú Streith/PCR)

Cerca de 35.400 imóveis foram vistoriados no Recife, desde o início da parceria da Secretaria de Saúde do Recife com o Exército, para ajudar no controle da dengue na cidade. Os profissionais do Centro de Vigilância Ambiental ganharam o reforço de 260 soldados, sendo 150 em campo, para orientar a população sobre a doença e eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. Até a próxima sexta-feira (12/6), os militares visitarão mais 18 bairros da cidade.

Moradores de Santo Amaro, Pilar, Alto Santa Terezinha, Água Fria, Linha do Tiro, Casa Amarela, Iputinga, Cordeiro, Curado, Jardim São Paulo, Jiquiá, Areias, Coqueiral, Pina, Boa Viagem, Alto José Bonifácio, UR-3 e Ibura receberão as orientações dos soldados, sob a supervisão dos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces).

Entre as atividades nas ruas, estão os cuidados com os possíveis criadouros do mosquito (caixas d’água, calhas, tonéis, cisternas) e orientações à população sobre a necessidade de manter os locais sem focos de dengue. Desde o dia 18 de maio, os militares inspecionaram 43.766 depósitos. Em quase 800 residências, os moradores se recusaram a receber o trabalho dos soldados e agentes.

A coordenadora do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), Vânia Nunes, explicou que o principal objetivo é conscientizar a população de que os focos podem estar em qualquer ambiente. “São quase mil agentes que, somados aos soldados e sargentos do exército, dão um reforço às atividades porta a porta, esclarecendo que os focos podem estar em qualquer ambiente e que ninguém está imune de ter a doença”, disse.

Plantão

Neste fim de semana, cerca de 100 profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife estarão nas ruas para o plantão que tem a proposta atingir os imóveis que não não estão abertos durante os dias úteis. Ao todo, serão vistoriados aproximadamente 8.400 imóveis de 17 bairros da cidade.