Aproveite o bem-estar proporcionado pelo sexo de forma segura

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 05/06/2015 às 9:00
sexo-235 FOTO:

Barra Especial Namorados

Imagem de homem e mulher se beijando (Foto: Shutterstock) Em datas especiais ou no dia a dia, com parceiros fixos ou não, é essencial tomar alguns cuidados com a saúde sexual para o prazer não terminar em dor de cabeça (Foto: Shutterstock)

De tão bom, o sexo está entre os quatro pilares da qualidade de vida - ao lado da satisfação com o trabalho, a convivência com a família e o lazer - assinalados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas bom mesmo só quando ele é seguro. Com o Dia dos Namorados chegando, casais apaixonados se preparam para comemorar a data em grande estilo. Mas, seja em ocasiões especiais ou no dia a dia, com parceiros fixos ou não, é essencial tomar alguns cuidados com a saúde sexual para o prazer não terminar em dor de cabeça.

1 - Camisinha

Imagem de pessoa segurando um pacote de camisinha (Foto: Free Images) Recomendação principal dos especialistas é o uso da camisinha nas relações sexuais (Foto: Free Images)

Tanto para o homem quanto para a mulher, a máxima recomendação dos especialistas é o uso da camisinha. "A camisinha é uma arma muito importante para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids", explica a ginecologista Angelina Maia, especialista em colo, vagina e vulva, sexualidade e vacinação.

2 - Exames preventivos

Imagem de médico com luvas (Foto: Photl.com) Mantenha seus exames preventivos sempre em dia (Foto: Photl.com)

Com início da atividade sexual, homens e mulheres estão expostos à contaminação das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Por isso, a importância de fazer os exames preventivos anualmente. Papanicolau, ultrassom transvaginal são muito comuns. Em relação à saúde sexual da mulher, a vigilância sobre doenças como o HPV (Papilomavírus humano) é muito importante. Citologia e colposcopia são alguns dos exames que vão em busca das alterações induzidas pelo papilomavírus humano, que pode levar ao câncer do colo do útero se não for diagnosticado e tratado rapidamente.

3 - Vacinas

Imagem de injeção (Foto: Photl.com Vacinas previnem contra hepatite B e alguns casos de HPV; converse com seu médico para tomar a vacinação adequada (Foto: Photl.com)

Algumas DSTs podem ser prevenidas - ou ter sua incidência diminuída - com a vacinação, como o HPV e a hepatite B. "A medida que você se vacina contra essas duas doenças de contato sexual, fica um pouco mais seguro. A hepatite B, por exemplo, é uma doença quase tão severa quanto a Aids. Ela evolui silenciosamente, a ponto de quando os sintomas começam a aparecer, o fígado já está muito comprometido", alerta a especialista.

4 - Métodos contraceptivos

Imagem de cartela de pílula (Foto: Free Images) Pílula anticoncepcional é um dos métodos para prevenir gravidez mais usado (Foto: Free Images)

Além da camisinha, um dos métodos contraceptivos mais usado pelas mulheres é a pílula anticoncepcional. No entanto, é importante ressaltar que a pílula é um método seguro para evitar a gravidez, mas não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, a recomendação da especialista, é fazer uso da camisinha e pílula. No caso de relacionamentos exclusivos, com o desejo de não fazer uso da camisinha, o recomendado é que ambos façam testes para DSTs.

VEJA TAMBÉM:

» Confira os exames que não podem faltar no check-up de toda mulher

» HPV assusta, mas tem tratamento e nem sempre leva ao câncer

» Pílula: benefícios além da contracepção

Para aquelas que desejam utilizar a pílula, o ideal é tirar todas as dúvidas sobre o assunto. "É muito importante também que as mulheres que tomam anticoncepcional leiam a bula para saber como a pílula deve ser usada", esclarece a ginecologista Angelina Maia. Outro método contraceptivo muito utilizado pelas mulheres é o DIU (Dispositivo intrauterino). "O DIU causa um afinamento do revestimento do endométrio de um jeito que ele não pode receber o feto. É outro método muito comum para evitar a gravidez mas, assim como a pílula, não protege contra as DSTS", explica.

ALERTA: Muito usada após relações sexuais desprevenidas, a pílula do dia seguinte pode representar um perigo para o organismo da mulher. "A pílula do dia seguinte é uma bomba de hormônios e, quando usada muitas vezes, pode desorganizar toda a estrutura ovariana. Por isso não pode ser considerada como um método anticoncepcional e deve ser usada apenas em emergências", esclarece.

A famosa tabelinha também não é confiável. "O ciclo menstrual da mulher não é regular. Por isso a tabela não deve ser escolhido como método para prevenção de gravidez", defende Angelina.

5 - Cuidados com o sexo anal

Imagem de casal na cama (Foto: divulgação) Sexo anal deve ser feito sempre com camisinha e lubrificante à base de água (Foto: Divulgação

Ainda considerado tabu por muitos, os cuidados com sexo anal costumam ser pouco debatidos. Mas se engana quem pensa que a prática não traz riscos. Se os parceiros não tomarem os devidos cuidados - usando sempre camisinha e lubrificante à base de água - a penetração anal pode causar muitas lesões e até câncer.

"Ninguém fala sobre os cuidados com o sexo anal. Mas se não tomarmos cuidado, há risco de infecção urinária, lesões e câncer de canal anal, um tipo raro, provocado pelo HPV. O que acontece é que o canal anal tem uma constituição anatômica muito parecida com a do colo do útero, então, se for exposto ao vírus do HPV, há possibilidade sim de câncer de canal anal. A medida que você usa camisinha e lubrificante, evita ou, pelo menos, diminui a possibilidade", alerta a especialista.