Pernambuco é 1º Estado do Nordeste a implantar política de atenção à saúde LGBT

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 04/06/2015 às 10:23

Pernambuco é o primeiro Estado do Nordeste a implantar uma política de atenção à saúde integral LGBT (Imagem: SES/PE) Iniciativa pretende auxiliar na construção de uma sociedade e de um sistema de saúde pública livre do preconceito e da discriminação em Pernambuco (Imagem: SES/PE)

O secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, lança, nesta quinta-feira (4/5), a Política Estadual de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. O objetivo é garantir o atendimento integral dessa população nos serviços de saúde, a fim de promover inclusão e pleno exercício da cidadania, além de combater o preconceito. Também será incentivada a capacitação dos níveis de atenção e produção de conhecimentos com foco nesse público.

“Pernambuco é o primeiro Estado do Nordeste a implantar uma política de atenção à saúde integral LGBT e, assim, confirma sua vanguarda na luta pela afirmação dos direitos humanos. Por meio da política, queremos auxiliar na construção de uma sociedade e de um sistema de saúde pública livre do preconceito e da discriminação. Vamos incluir a temática LGBT dentro dos processos de educação permanente e desenvolver ações que contemplem as especificidades dessa população”, afirma o secretário Iran Costa.

Entre as ações, está o trabalho para aliviar o sofrimento, dor e adoecimento relacionados aos aspectos de inadequação identitária, corporal e psíquica, nas travestis e pessoas transexuais, além de garantir a atenção necessária durante todo o processo de readequação sexual.

“O cartão do SUS já garante o uso do nome social das travestis e transexuais femininas e masculinos, que também deve ser respeitado durante todo e qualquer atendimento. Vamos reforçar com os serviços esse ato de respeito à identidade de gênero desse público”, afirma a diretora de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Flávia Magno.